sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Empresas de cartel do metrô serão tratadas como organizações criminosas, diz MP

Empresários serão investigados por formação de cartel e fraude em licitação em cinco contratos. Penas podem variar de 20 a 45 anos de prisão.

O promotor Marcelo Mendroni, do Grupo de Atuação Especial de Repressão à Formação de Cartel e à Lavagem de Dinheiro, e de Recuperação de Ativos (Gedec), disse hoje (9) que as empresas investigadas por cartel nos contratos de trens e metrô em São Paulo serão tratadas como organizações criminosas. 

Segundo Mendroni, existem “fortes indícios” de crime de formação de cartel e fraudes a licitações. “Embora sejam empresas licitamente constituídas, quando elas praticam cartel, elas devem ter o tratamento de organizações criminosas”, disse. “Só o acordo já faz caracterizar o crime de cartel, mas a fraude (em licitação) precisa ser caracterizada.”

Em entrevista coletiva em São Paulo, o promotor anunciou que o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) criou ontem um procedimento investigativo criminal para investigar os envolvidos no cartel. Serão duas investigações: uma tocada pela divisão criminal do MP-SP e outra pela divisão patrimonial. 

Mendroni falou que o principal objetivo agora é estudar os documentos enviados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) ao Ministério Público para individualizar as condutas de cada um dos acusados, e assim levar o caso à Justiça.

São cinco contratos investigados, o primeiro de 1999. Se os empresários envolvidos forem condenados, podem pegar penas que variam de 20 a 45 anos de prisão, além de multa. No caso dos agentes públicos que se envolveram, será mais difícil provar o envolvimento, diz Mendroni,
 
“principalmente agora que eles sabem que estão sendo investigados”. 

Sobre a participação da Siemens, delatora do esquema, o promotor explicou que ela tem total imunidade se colaborar com as investigações, como previsto no acordo. 

“Eles são obrigados a colaborar, senão eles poderão ser processados”, disse. Ele ainda afirmou que irão analisar as possíveis prescrições para os crimes investigados, mas que o crime de cartel pode ser considerado permanente, pois envolveu contratos fechados durante dez anos (de 1999 a 2009).
 
Mendroni fez uma crítica à pena prevista pela legislação brasileira para cartel, que incentivaria o crime. “A prática de cartel é sistêmica no Brasil. A nossa dificuldade é conseguir essas provas. Isso ocorre em todas as esferas: estadual, municipal, federal. Pela lei de hoje, é um crime que compensa", afirmou.
 
Ação do governo

Hoje de manhã, o governador Geraldo Alckmin anunciou a criação do Movimento TranSParência , uma comissão formada por entidades da sociedade civil para acompanhar as investigações das denúncias.

Entre os integrantes, estão representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, Transparência Brasil, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Instituto Ethos, Associação Brasileira de Imprensa escritório de São Paulo, Ordem dos 
Economistas do Brasil, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Comissão Geral de Ética, Sindicato dos Engenheiros do Estado de SP; Conselho de Transparência da Administração Pública e Instituto Tellus de Desenvolvimento Humano.
 
Na próxima semana, o grupo criado hoje fará a primeira reunião de trabalho para analisar as investigações de 16 licitações e 31 contratos firmados com a CPTM e o Metrô, entre 1998 e 2008.
 
Fonte: IG Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...