quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Esconder seu IP pode ser considerado crime, afirma tribunal americano

Decisão judicial reafirma que não é crime acessar sites públicos contanto que não haja restrições específicas quanto a isso.

 
(Fonte da imagem: iStock)
 
Uma batalha legal entre os sites norte-americanos Craiglist e 3taps pode ajudar a esclarecer os limites das leis que dizem respeito à rede mundial de computadores nos Estados Unidos.

Segundo o juiz que analisou o caso, acessar informações disponíveis publicamente na rede não pode ser considerado crime, algo que acontece somente quando foi preciso transpor barreiras para acessá-las — algo que, estranhamente, inclui o uso de ferramentas que escondem o endereço de IP.

No caso em questão, o Craiglist acusou o 3taps de usar ilegalmente informações publicadas em suas páginas para oferecer um serviço de vendas de imóveis. A partir dos dados divulgados no site de anúncios, o 3taps criava mapas que mostravam a localização geográfica de cada um dos locais.

Na época em que a batalha teve início, os administradores da Craiglist acusaram os donos do serviço de violar seus termos de uso e enviaram uma carta pedindo que eles desistissem de suas atividades.

Em seguida, foi aberto um processo que os acusava de violar termos presentes no Computer Fraud and Abuse Act (CFAA), lei estadunidense que regula fraudes na internet.


Regulando permissões na internet

 
Embora a corte tenha concordado que não é nenhum crime acessar dados de sites públicos, ela afirmou que o caso do 3taps era diferente.

Ao estipular que o serviço não poderia acessar suas informações, a Craiglist abriu uma exceção que tornava o acesso pela concorrente uma atividade que poderia ser considerada criminosa.

Na prática, o que foi estabelecido é que, para que o acesso a um determinado site seja considerado um crime, é necessário destruir uma barreira para que isso seja possível. 

Nesse caso, o obstáculo que o 3taps teria que enfrentar é a carta que o impedia de acessar os dados do serviço que tinha a propriedade oficial sobre eles.

O que preocupa na decisão é que ela abre precedentes para que outras empresas tomem essa atitude, o que pode transformar meras disputas civis em crimes.

Além disso, o tribunal incluiu a ocultação de IP entre os atos que podem ser considerados ilegais durante um julgamento — algo que põe em risco uma atividade que é usada para proteger dados privados, preservar inovações e até mesmo evitar ter que lidar com preços discriminatórios.

A esperança é que julgamentos futuros revejam essa decisão, que parece ter partido de alguém que não conhece bem as particularidades da internet. Vale notar que, embora não afete diretamente o Brasil, essa diretiva também pode servir como base para a legislação da rede em território nacional, já que os Estados Unidos são considerados um país-exemplo nesse sentido.

Fonte: Electronic Frontier Foundation
Lida aqui: TecMundo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...