terça-feira, 6 de agosto de 2013

Espionagem também é utilizada para dar vantagens comerciais aos EUA, diz jornalista que revelou esquema

Glenn Greenwald disse no Brasil que espionagem vai além de monitorar práticas terroristas.

Do R7, com agências

 
O americano Glenn Greenwald, correspondente do The Guardian no Brasil, possui milhares de documentos repassados por Snowden 
Sergio Moraes/Reuters
 
O jornalista Glenn Greenwald, do jornal britânico The Guardian, afirmou nesta terça-feira (6), em audiência no Senado brasileiro, que possui mais de 20 mil documentos secretos relacionados ao programa de espionagem norte-americano.  Segundo ele, a espionagem eletrônica é feita não apenas por causa do terrorismo, mas também para dar vantagens industriais e comerciais aos EUA.
 
Correspondente do Guardian no Brasil, o norte-americano Greenwald foi o responsável por revelar ao mundo os programas secretos de interceptação de dados, vazados por Edward Snowden, ex-técnico da agência de segurança americana (NSA) e atualmente asilado na Rússia.
 
Greenwald foi convocado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado para prestar esclarecimentos após reportagem de julho passado, do jornal O Globo, revelar que o Brasil fez parte de uma rede de 16 bases de espionagem operadas pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos — as bases teriam interceptado milhões de chamadas telefônicas e correios eletrônicos.
 
Durante a audiência, o jornalista ressaltou que o governo dos EUA não possui controle sobre os funcionários que fazem a espionagem, nem sobre o que eles podem fazer com as informações sensíveis a que têm acesso — o que explicaria como Snowden conseguiu repassar-lhe milhares de documentos.

— Não contei com exatidão, mas ele [Snowden] me deu 15 mil, 20 mil documentos, bem completos e bem longos.
 
Espionagem industrial

O colunista do Guardian revelou aos senadores brasileiros que o NSA pede às empresas de telefonia e internet (como Google e Facebook) qualquer tipo de comunicação (como emails), e que as companhias fornecem essas comunicações sem qualquer questionamento. Nas últimas semanas, essas empresas já negaram a acusação, alegando que os dados são repassados somente com autorização judicial.

Segundo Greenwald, os EUA não usam essas informações apenas para se protegerem do terrorismo, mas também para obterem vantagens comerciais e industriais.

— Os artigos que temos publicado [até o momento] é uma porção bem pequena. Com certeza vai haver mais revelações sobre a espionagem do governo dos Estados Unidos e dos governos aliados (...), e como eles estão invadindo as comunicações nos sistemas do Brasil e da América Latina.
O jornalista afirmou ainda que, para espionar cidadãos americanos, “é necessário pedir autorização judicial, mas, para outros países e pessoas, não”.

A espionagem eletrônica realizada pelos Estados Unidos internamente e em vários países do mundo deu início a mais uma crise internacional do governo Barack Obama.

O ex-analista de inteligência Edward Snowden teve sua extradição solicitada por Washington por causa de suas revelações sobre a rede. Mas, em 1º de agosto, recebeu asilo temporário de um ano na Rússia, onde se encontra em um local seguro, segundo seu advogado.

Fonte: R7
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...