sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O discurso que rainha faria para anunciar III Guerra Mundial

Texto foi divulgado nesta quinta-feira pelo Arquivo Nacional Britânico. Em discurso, Elizabeth II convoca britânicos a serem fortes ante ameaça nuclear.
 
 
Em meio ao sombrio período da Guerra Fria, que colocou o mundo sob tensão na segunda metade do século XX, a rainha Elizabeth II teve em mãos um discurso que leria à população britânica caso tivesse início a III Guerra Mundial – um conflito, como temiam todos, nuclear. As palavras que, felizmente, os britânicos e o mundo nunca ouviram sair da boca da monarca foram publicadas nesta quinta-feira pelo Arquivo Nacional Britânico. O discurso descreveria a ameaça nuclear como a “maior já enfrentada” pela Grã-Bretanha. E pediria à população que rezasse.

O texto foi escrito por assessores da rainha em Whitehall – a grande via que corta Londres do Parlamento até Trafalgar Square e onde ficam os ministérios do governo – durante um exercício militar conduzido no primeiro trimestre de 1983, com o objetivo simular as reações a um ataque da União Soviética, que seria respondido pela Otan com o uso de armas nucleares. Embora apenas integrasse uma simulação, o discurso já tinha data para ser veiculado em cadeia nacional: 4 de março.

Naquele período, o então presidente americano Ronald Reagan revelou ao mundo seu projeto Guerra nas Estrelas, que sonhava colocar no espaço armas de defesa e ataque e destruir no ar mísseis nucleares que porventura fossem lançados pela União Soviética. Foi também em 1983 que Reagan ordenou a intervenção em Granada, minúsculo país caribenho onde um governo esquerdista tomara o poder. Foi um episódio grotesco, dadas a desproporção de forças e a desimportância da ilhota invadida, mas comemorado como uma vitória militar de épicas proporções. Valeu como símbolo e recado ao mundo.

A mensagem da rainha tem um conteúdo bastante sombrio. No texto, a monarca apelaria aos britânicos que trouxessem à tona o espírito de um povo que havia vivenciado duas guerras mundiais para sobreviver à terceira. “Nosso corajoso país deve, novamente, se preparar para sobreviver. Nunca esqueci a tristeza e o orgulho que senti ao ouvir as palavras de meu pai naquele fatídico dia de 1939. Nunca imaginei que, um dia, esse dever, solene e terrível, caberia a mim.”

Elizabeth II começaria sua fala referindo-se a um discurso anterior, realizado em ocasião das festas de final de ano. "Os horrores da guerra pareciam remotos quando eu e minha família dividimos a alegria do Natal com a família crescente da Commonwealth”, diria. "Agora, esta loucura da guerra está mais uma vez se espalhando pelo mundo”. O texto termina com um apelo: "Se as famílias permanecerem unidas, oferecendo abrigo aos mais desprotegidos, a determinação do nosso país em sobreviver não poderá ser quebrada".

É difícil dizer com precisão quando começou a Guerra Fria. Não houve declarações de guerra nem rompimentos de relações diplomáticas. Mas logo ficaria claro que os Aliados tinham objetivos inconciliáveis. Enquanto os Estados Unidos e a Inglaterra apontavam para o liberalismo e a democracia, Joseph Stalin sonhava com a vitória final do comunismo. O medo de que, em algum momento, um dos lados apertasse o botão fatal era recorrente.

A tensão mais grave viria em 1962, com a crise dos mísseis de Cuba. Após descobrirem que a União Soviética havia montado uma base para o lançamento de projéteis na ilha do ditador Fidel Castro, os Estados Unidos ameaçaram usar suas armas nucleares se os soviéticos não recuassem. Durante treze dias, até que o impasse se resolvesse, os nervos do mundo ficaram em frangalhos. Em 1991 – dois anos após a queda do Muro de Berlim –, Mikhail Gorbachev assinou o decreto que extinguia oficialmente a União Soviética. O embate, que começou sob o signo do medo, terminou com o triunfo da esperança.

Fonte: Veja

Um comentário:

  1. ...traigo
    ecos
    de
    la
    tarde
    callada
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    GRUPO MG

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE EXCALIBUR, DJANGO, MASTER AND COMMANDER, LEYENDAS DE PASIÓN, BAILANDO CON LOBOS, THE ARTIST, TITANIC…

    José
    Ramón...


    ResponderExcluir

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...