sexta-feira, 2 de agosto de 2013

EUA pagaram à inteligência britânica para ter acesso a dados

Reportagem do jornal britânico "The Guardian" traz novas informações divulgadas pelo delator americano Edward Snowden.

Manifestantes seguram foto de Edward Snowden, que revelou informações sobre os programas secretos de vigilância dos EUA e da Grã-Bretanha, durante um protesto a favor do americano em Hong Kong
(Bobby Yip/Reuters) 
 
O governo americano pagou pelo menos 100 milhões de libras (quase 350 milhões de reais) à agência britânica de inteligência de comunicações (GCHQ, na sigla em inglês), ao longo dos últimos três anos, para garantir influência sobre os programas de espionagem do governo da Grã-Bretanha e acesso aos dados. Os pagamentos foram realizados secretamente, informou nesta quinta-feira o jornal The Guardian. Documentos divulgados pelo delator americano Edward Snowden mostram que os EUA esperavam retorno desse investimento e que a GCHQ precisava trabalhar duro para atender às demandas.
 
O dinheiro foi usado, por exemplo, na reforma de uma sede da agência britânica em Bude (sul da Inglaterra), onde foram interceptadas comunicações procedentes de cabos transatlânticos, por onde trafegam dados da internet. Apesar de a quantia representar apenas uma pequena parte do orçamento de inteligência na Grã-Bretanha, o dinheiro chegou em boa hora para a GCHQ, que vinha passando por um período de corte de custos – no ano passado, o número de funcionários caiu de 6 485 para 6132.

Os documentos também apontam investimentos para coletar informações pessoais de celulares e aplicativos “em qualquer lugar, a qualquer momento”. O Guardian afirma ainda que a quantidade de dados à disposição da agência aumentou cerca de 7 000% nos últimos cinco anos – mas 60% de todo o material da inteligência britânica ainda parece vir de sua equivalente nos EUA, a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês). A GCHQ culpa China e Rússia pela maioria dos ataques cibernéticos contra a Grã-Bretanha e agora trabalha com a NSA para fornecer aos militares dos dois países a capacidade de responder a esse tipo de guerra cibernética, de acordo com o material vazado pelo delator.

Satisfação – Os relatórios revelam que a grande preocupação dos britânicos era a de atender à expectativa americana e assim garantir a ajuda financeira. Por isso, chegavam a comemorar quando um dado considerado valioso era fornecido aos americanos. Um documento ressalta a “contribuição única” à NSA durante a investigação de um cidadão americano responsável por uma tentativa de atentado com carro-bomba na Times Square, em Nova York, em 2010. Não há mais detalhes sobre o episódio, mas a suspeita é de que a GCHQ tenha espionado um americano que mora nos Estados Unidos – a NSA é proibida de fazer isso pelas leis americanas, destaca o Guardian.
 
A reportagem cita fontes do governo britânico defendendo a parceria entre as agências de inteligência. “Em 60 anos de aliança não é nenhuma surpresa que haja projetos conjuntos nos quais recursos e expertise são associados, com benefícios para os dois lados”, disse um porta-voz do governo. Outra fonte, da área de segurança, acrescentou que “há uma relação próxima de inteligência entre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos e alguns outros países, como Austrália e Canadá". "Mas nada é automático, nem tudo é compartilhado”, diz. 
 
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...