quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Bitcoin: depois de Silky Road

Nos Estados Unidos, este é o período dos shutdown: além do governo federal, também fechou um site internet bem conhecido em todo o mundo, Silk Road.

O Leitor não conhece Silky Road? É uma espécie de eBay da droga, onde era possível comprar estupefacientes e substâncias psicotrópicas de forma anónimas, mas também documentos falsos, vírus informáticos e outras pequenas utilidades.

O fundador e dono, Ross William Ulbricht de 29 anos, foi preso sob a acusação de conspiração para tráfico ilícito de estupefacientes e outros pormenores, todos graves. De acordo com o FBI, Silky Road conseguiu um volume de negócios de 1,2 milhões de Dólares em Bitcoin e comissões por 80 milhões de Dólares em menos de três anos.

Stop, pára tudo: Bitcoin? O que é isso?
Bravo Leitor, boa pergunta, vejo que está atento. Então vamos investigar.

A ideia do Bitcoin

Reza a sempre alerta Wikipédia:
Bitcoin é uma criptomoeda onde a criação e transferência é baseada em protocolos código aberto de criptografia que é independente de qualquer autoridade central.
"Critpomoeda", "criptografia"...falta só a criptonite.
Em bom português: o Bitcoin é uma moeda exclusivamente virtual. Inventada em 2008 pelo programador Satoshi Nakamoto (um pseudónimo), tem tido muito sucesso no casos de pagamentos feitos apara serviços ou compras online: um novo conceito de moeda, sem bancos, sem uma entidade central emissora ou governadora.

O Bitcoin atingiu valores elevados, sendo que o Bitcoin chegou a ser avaliado em mais de 250 Dólares. Mas o fecho de Sulky Road fez cair a moeda digital até os 109.7 Dólares, para estabilizar-se depois perto dos 125 Dólares. 

Bitcoin representa algo importante: é um grande desafio ao tradicional conceito de dinheiro, que está baseado na confiança entre as duas partes: os cidadãos acreditam na capacidade do governo e do banco central de garantir o bom funcionamento dos mecanismos monetários e as instituições, por sua vez, estão empenhadas em garantir que a moeda seja aceite, respeitado, convertendo-a e salvaguardando-a em todo o território em que é válida. Atrás das superestruturas (legislativas e outras), há uma questão de fortes valores e confiança.

Como realçou Felix Salomon, jornalista financeiro da Agência Reuters, o Bitcoin parte de uma concepção mais individualista do ser humano, destruindo completamente as condições dessa relação de confiança. Pelo contrário: o sistema Bitcoin parece ter sido fundado sobre a desconfiança. A moeda tem um perfil muito alto de segurança, uma segurança para os usuários, e só aceita trocas virtuais entre as pessoas: nada de bancos ou outras instituições.

Bitcoin conquistou uma grande variedade de usuários interessados: anarquistas, libertários e utópicos unidos pela simpatia para um meio que tem abalado um mecanismo com séculos de idade. A transparência do sistema estão garantidos, porque o projecto é público e open source, de modo que possa ser melhorado por qualquer pessoa.

A verdadeira novidade é a estrutura de controle do dinheiro: a ideia de Sakamoto, de facto, não responde a qualquer banco central ou políticas monetárias. Mas isso não significa não ter regras, bem pelo contrário: as regras estão lá. A quantidade total de dinheiro em Bitcoin é fixada em 21 milhões, dos quais actualmente 11 encontram-se em, por um valor total de 1.870 milhões de Dólares (considerado um câmbio de 112,60 Dólares do passado dia 10 de Maio. Krugman, o economista Prémio Nobel, chamou-o "o gold-standard privado", referindo-se ao sistema económico em que o valor da moeda está indexada a uma quantidade fixa de ouro.

Uma vez que a quantidade total de dinheiro é fixa, se a demanda aumenta, também aumenta o preço de cada Bitcoin. Então, muitos viram no Bitcoin um bem-refugio.

Bitcoin & Silky Road

Apesar do entusiasmo, alguém não fica propriamente satisfeito com a moeda electrónica: o argumento é que a criação de dinheiro está dependente da elaboração do computador (o chamado mining) e o FBI afirma que isso "constitui uma violação da lei federal: criar uma moeda privada ou um sistema monetário que entre em competição com a cunhagem oficial dos Estados Unidos".

Ao longo dos últimos dois anos, o uso e valor de Bitcoin foram indissoluvelmente ligados ao destino de Silky Road, a maior "praça" de troca da moeda digital. Rota da Seda. O que vai mudar agora?

É concebível que o efeito Silk impulsione uma queda no valor nas próximas semanas. Mas, uma vez esgotados o efeito Silky Road, a moeda deve finalmente ter a oportunidade de ganhar maior credibilidade (afinal afasta-se do incómodo "bazar") e bem pode atrair o interesse de novos investidores dispostos a apostar nela.

O que se passa nestas horas é, na prática, um flashback mas ao contrário: no início do ano, por causa da insegurança acerca do Dólar, o Bitcoin tinham visto o valor aumentar exponencialmente, a ponto de chegar a valer mais de 250, como já lembrado.

Referência: Informação Incorrecta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...