terça-feira, 8 de outubro de 2013

Conheça a polêmica história por trás do surgimento da ginecologia

O uso de escravas em procedimentos cirúrgicos e a falta de anestesia foram alguns dos métodos controversos utilizados pelo pai da ginecologia.

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock 
 
James Marion Sims foi um médico que viveu no século 19 e ficou mundialmente conhecido como o primeiro ginecologista da história, sendo que alguns ainda o consideram o pai da ginecologia. No entanto, médicos e cientistas questionam o seu título devido a seus métodos polêmicos que envolviam escravas e dispensavam anestesias.

Seu legado foi colocado à prova na década de 1970 – época em que os Estados Unidos buscavam a igualdade de direitos raciais e sexuais – justamente por ter sido construído com base em mulheres que serviam como escravas e passaram por inúmeros procedimentos dolorosos para que Sims pudesse desenvolver seus conhecimentos.

Um pouco de história

James Marion Sims.
 
Nascido em 1813 na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, James Marion Sims passou rapidamente pela escola de medicina e se formou em sua terra natal. O destino fez com que mulheres que sofriam de doenças desencadeadas pelo parto o procurassem e ele passasse a se interessar pelo assunto.

Casos de fístulas vesicovaginais – que é quando surge uma ligação entre a bexiga e a vagina, geralmente causada por um parto inadequado – eram comuns entre as mulheres e causavam muitas dores e desconfortos. O conhecimento desses casos fez com que Sims se sentisse na obrigação de ajudar tais mulheres.

Para tratar suas pacientes, o médico desenvolveu um espéculo – que o permitia visualizar o corpo da mulher com mais facilidade – e criou uma postura adequada para os exames, mas ele ainda precisava de “cobaias” para desenvolver seus estudos e comprovar a eficiência de suas técnicas e teorias.

 
Métodos e questionamentos  

Espéculo desenvolvido por Sims. 
 
Algumas fontes afirmam que o médico comprou mulheres na condição de escravas para que pudesse realizar seus experimentos. Diz-se que ele chegou a operar 10 mulheres, mas apenas 3 delas foram identificadas ao longo da história e atendem pelos nomes de Anarcha, Betsy e Lucy.

Seus registros médicos mostram que Anarcha, por exemplo, foi operada em mais de 30 ocasiões diferentes. Outro ponto passível de discussão é que Sims não utilizava anestesia em seus procedimentos, sendo que os inibidores já vinham sendo utilizados desde o início do século 18.

Mesmo sendo criticado por seus colegas, o médico obteve sucesso em vários procedimentos e, a partir de então, passou a executá-los em mulheres caucasianas que sofriam com os mesmos problemas, desta vez utilizando anestesias.

Pioneirismo e polêmica 


Estátua de Sims no Central Park, em Nova York. 
 
O primeiro médico a questionar os métodos utilizados pelo ginecologista foi o Dr. Graham Barker-Benfield, historiador da Trinity College, na Irlanda, que em 1974 escreveu que os experimentos de Sims “resistiram por anos de uma agonia quase inimaginável”.

Atualmente, a comunidade médica tende a aceitar o ponto de vista assumido por Dr. Mengele e outros médicos renomados que acreditam que, sem dúvidas, o trabalho de Sims constitui uma fonte de conhecimentos, mas trata-se de uma fonte que carrega um alto preço ético caso alguém utilize suas informações.

Por mais que o legado do Dr. James Marion Sims seja controverso e apresente vários pontos a serem criticados, não há como negar que seus estudos foram de fundamental importância para o desenvolvimento da medicina. Depois de sua morte, o profissional foi reconhecido por alguns como um pioneiro nessa área de estudo e estátuas foram levantadas em sua homenagem.

Referência: Mega Curioso
Fontes: Knowledge Nuts ,   Urologic History , Encyclopedia of Alabama
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...