segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Efeito Dominó - Segredo da Família Real Permanece Oculto

Nem tudo é ficção. Porque a realidade já demonstrou que a supera e muito!

Anos atrás assisti ao filme Efeito Dominó (The Bank Job), que revelou bom ator britânico Jason Statham, e que, depois do sucesso do filme, foi arrastado para Hollywood, onde passou a fazer apenas aqueles filmes mirabolantes e idiotizantes.

Ontem, pensando sobre essas loucuras todas da família real, e sobre as provas que os serviços de inteligência do mundo todo obtém contras as pessoas proeminentes, para assim poder controlá-los, em troca de silêncio temporário, fiquei curiosa para saber: O QUE REALMENTE HAVIA NOS COFRES DO BRANCO ASSALTADO?

E achei esse ótimo artigo. Quem ainda não viu o filme vale dar uma olhada.

NOS BASTIDORES DE EFEITO DOMINÓ

 Por Gerri Miller - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Em 1971, uma quadrilha de ladrões invadiu os cofres do Lloyds Bank na Baker Street em Londres e roubou mais de 500 mil libras em dinheiro e jóias (mais de um milhão e seiscentos mil reais). Quatro deles foram presos, mas os demais sumiram com o fruto do roubo.


O assalto audacioso e o escândalo envolvendo assassinato, corrupção, chantagem e fotos sexuais da família real imediatamente conquistaram a fascinação da Grã-Bretanha. Três dias depois do assalto, todas as coberturas da mídia foram interrompidas por uma ordem de impedimento do governo. É óbvio que isso é um pretexto perfeito para um filme, mas como criar um roteiro quando há tão pouca informação disponível?

[Imagem: bank-job-1.jpg]

Efeito Dominó (The Bank Job)
Jack English/Lionsgate
Daniel Mays (à esquerda) e Jason Statham em cena de "Efeito Dominó"

Os roteiristas Dick Clement e Ian La Frenais ("The Commitments - Loucos pela Fama", "Por Água Abaixo" e "Across the Universe") descobriram um jeito. Eles fizeram o possível para preencher as lacunas, utilizando contas de segunda mão, cobertura da mídia e transcrições das conversas dos walkie-talkies dos ladrões para montarem um roteiro o mais próximo possível dos fatos.

O resultado é "Efeito Dominó" ("The Bank Job"), dirigido por Roger Donaldson ("Sem Saída", "Treze Dias que Abalaram o Mundo", "Desafiando os Limites") e estrelado por Jason Statham ("Uma Saída de Mestre", "Adrenalina", "Carga Explosiva"). Neste artigo, vamos separar os fatos da ficção, explicar como o assalto foi planejado e executado e mostrar os desafios que a produção enfrentou durante as filmagens e as recriações do visual dos anos 70.­


[Imagem: bank-job-2.jpg]

A história por trás de Efeito Dominó

Eis o enredo do filme resumido por Dick Clement e Ian La Frenais: os ladrões eram um bando de criminosos comuns que foram incluídos no assalto ao banco por um conhecido. Entretanto, os idealizadores da trama eram, na verdade, agentes do MI5, o serviço da contra-inteligência britânica. Eles queriam pôr as mãos no cofre de um gangster de Trinidad chamado Michael X, pois nele havia fotos sexuais de um membro da família real.

Jason Statham é Terry Leather, um criminoso
comum que fica deslumbrado em "Efeito Dominó"

O roubo ficou conhecido como o "Assalto do Walkie-Talkie" porque os ladrões se comunicavam com um rádio de duas vias e um operador de rádio amador gravou as conversas enquanto o crime acontecia. Ele chamou a polícia, mas não foi possível encontrar o local em meio aos 750 bancos presentes no raio de busca. Então os ladrões fugiram com o saque e o crime foi descoberto quando o banco foi aberto na manhã seguinte.

Naturalmente, o assalto virou notícia de primeira página, mas toda a cobertura da mídia foi interrompida após três dias. Aparentemente, um "D Notice", embargo de ação vindo de um alto nível do governo, havia sido expedido. "Não havia lei de liberdade de informação na Grã-Bretanha", lembra La Frenais. "Tudo o que estava documentado simplesmente sumiu".

Nove anos depois, o produtor Lawrence Bender trouxe a história para Clement e La Frenais e os apresentou a um jornalista chamado George McIndoe, que conheceu alguns dos ladrões. Intrigados, Clement e La Frenais cavaram mais fundo e começaram a juntar os fatos e as provas.

Os roteiristas tiveram que preencher muitas lacunas para criar o roteiro. Eles sabiam que, em algum momento, Michael X havia sido preso por assassinato e liberado. "Ele foi solto sem nenhum julgamento. Pode ser porque ele tivesse essas fotos", diz La Frenais. O filme supõe que as fotos escandalosas sejam da Princesa Margaret, a irmã da rainha.

A "Princesa Margaret definitivamente teve relacionamentos com alguns indivíduos bastante duvidosos", diz o diretor Roger Donaldson. Mas a verdade sobre as fotos não pode ser confirmada, pois todos os documentos pertencentes a Michael X estão lacrados até 2054.

Mais de 100 dos donos dos cofres não se identificaram, então Clement e La Frenais concluíram que muitos deles provavelmente eram personagens obscuros. Entre esses donos de cofres, estavam um pornógrafo e uma dona de bordel que teria provas pictóricas de clientes notáveis. Eles incorporaram esses personagens na trama junto com outros que inventaram. Martine, a mulher que planejou o crime (interpretada por Saffron Burrows) tornou-se a catalisadora do golpe.

"George [McIndoe] falou sobre uma linda garota de programa do East End", diz La Frenais. Os roteiristas fizeram dela a ligação entre os ladrões e o MI5.
"Nós sabíamos que havia uma mulher envolvida, pois isso constava nos documentos", acrescenta Clement.

O roteiro original tinha um tom razoavelmente cômico, mas Clement afirma que ele "foi se tornando cada vez mais obscuro enquanto progredia. Estava claro que esses caras não eram muito competentes". Os produtores Charles Roven e Steve Chasman o assumiram e o enviaram para Donaldson. O diretor australiano agarrou a chance de fazer um filme sobre assalto em Londres, mas queria menos comédia. "Ele quis fazer um suspense aos moldes de 'Sem Saída' (No Way Out)", diz Chasman.

Dirigindo Efeito Dominó

[Imagem: bank-job-5.jpg]
O diretor Roger Donaldson e o ator Jason Statham
no set de "Efeito Dominó"

Quando o diretor Roger Donaldson assumiu o comando de "Efeito Dominó", ele se aprofundou em sua própria pesquisa, vasculhando arquivos de jornais e localizando informantes. Ele conversou com policiais, com o operador do rádio amador, com um homem que conhecia Michael X e com um dos oficiais do MI5.


Um investigador particular encontrou um dos ladrões do banco, diz ele, "e após ouvir a história real, tornou-se ainda mais arrepiante do que o material que a gente havia conseguido juntar. Eu nunca conseguiria colocar tudo aquilo no filme".


"Quando nós começamos a vasculhar por Londres, as pessoas pensavam que estávamos fazendo um filme sobre corrupção policial e ninguém queria falar sobre isso", diz ele. Ele estava igualmente intrigado pelo sumiço da mídia no caso: "Isso tem muita importância no mundo atual, principalmente pela maneira como a mídia consegue manipular as coisas. Quem sabe o que realmente aconteceu?".

Durante o processo de seleção do elenco, Donaldson deu atenção especial às diferenças de classes e aos contrastes entre os personagens para evitar complicar uma história que já era complexa. "Eu estava determinado a encontrar atores que não causassem confusão sobre quem eles eram", diz ele. "Eles tinham que servir para os papéis designados e uma vez que cada nível da sociedade britânica possui um sotaque distinto, eu estava determinado em conseguir pessoas cujos sotaques fossem verdadeiros".

Na vida real, havia provavelmente cerca de 10 pessoas no grupo dos ladrões de banco, mas o filme diminuiu esse número. Terry Leather, o personagem de Jason Statham, é um conjunto de personagens, mas quando um dos ladrões do assalto real visitou o set, houve uma surpreendente semelhança. Donaldson imediatamente percebeu as semelhanças em suas personalidades: "Ele parecia o Jason com 70 anos".

"As pessoas pensaram que o meu pai tinha vindo ao set", brinca Statham, que não revela a verdadeira identidade do visitante. Em suas conversas com o homem, que ficou dois anos preso pelo assalto, ele admite ter conseguido "um pingo de informação".

As histórias do visitante também fascinaram o produtor Steve Chasman. "Ele me disse que roubou outros quatro bancos e que pichou no lado de dentro do cofre: 'Deixe que Sherlock Holmes resolva isso!'".


Fonte: Fórum Anti Nova Ordem Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...