Um dos problemas de mãos protéticas é o fato de elas não oferecem sensibilidade de toque a quem as utiliza. Com isso, a pessoa não tem noção da força necessária para segurar alguma coisa, podendo deixá-la cair no chão ou quebrá-la devido ao uso de força excessiva. Mas isso pode estar perto de ser solucionado.
Uma publicação do site MIT Technology Review mostra uma prótese, em desenvolvimento por pesquisadores das instituições Cleveland Veterans Affairs Medical Center e Case Western Reserve University, que possui 20 eletrodos incorporados os quais são conectados diretamente aos nervos do braço da pessoa.
Isso permite que o amputado recupere a sensibilidade tão crítica na hora de segurar e manipular objetos. Diferentes de outras tecnologias que utilizam estímulos elétricos para indiretamente acionar os impulsos nervosos, este protótipo estimula diretamente a terminação nervosa que seria responsável pela sensibilidade das mãos caso a pessoa não tivesse sofrido a amputação.
Fonte da imagem: (Reprodução/MIT Technology Review)
Além dessa vantagem de precisão e ampliação da sensibilidade, o mecanismo em desenvolvimento tende a promover efeitos de sensibilidade permanentes, algo que, em equipamentos que funcionam com estímulos elétricos, começa a ser menos efetivo depois de 18 meses. A tecnologia ainda não está pronta e precisa ser aprimorada, tendo a previsão de chegar ao mercado entre 5 e 10 anos.
Referência: TecMundo
Fonte: MIT Technology Review
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:
◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.
Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.