sábado, 22 de setembro de 2012

MQ-9 Reaper: o assassino aéreo que devemos temer

 
                                            (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
 
                                    Conheça um dos aviões-robôs mais poderosos dos últimos tempos.
 
O que é algo que voa em altitudes surpreendentes, alta velocidade e tem grande força e poder destrutivo? Não, não é o Super-Homem, mas sim um avião: o General Atomics MQ-9 Reaper. Também conhecido como Predador B, ele consegue surpreender por suas características nada modestas, atingindo velocidades maiores que 400 km/h e voando a mais de 15 km do chão. E tudo isso sem precisar de um piloto, já que este avião tem autonomia de 24 horas.

Não é difícil de compreender os motivos que levaram o General Atomics MQ-9 Reaper a se tornar o mais poderoso desenvolvimento da General Atomics Aeronaltical Systems Inc.: todo o programa teve um custo de bilhões de dólares. Com apoio privado e de instituições de renome, como a NASA, o Predador B teve seu primeiro voo em 2001 e se consolidou como um dos maiores perigos do céu.

Equipado com sofisticados sistemas de radar, este assassino aéreo também transporta mísseis teleguiados e é comumente utilizado em ataques surpresas.

 

Nas instituições federais, o Predador B é a moda da vez

 
A Força Aérea e a Marinha dos EUA, a CIA, a Força Aérea Real britânica e a Força Aérea italiana são algumas das instituições que já empregaram os serviços do MQ-9 Reaper.


                               

As vantagens apresentadas por este estilo de aeronave explicam bem as razões que a tornaram uma “moda” entre as agências federais: o Predador B pode ser facilmente comandado por um piloto que fica em uma estação de controle no chão. Ele também foi concebido para ser um caçador que pode atingir facilmente alvos móveis e para ser uma eficaz plataforma de vigilância de longa durabilidade.

Com tantas vantagens militares assim, não é à toa que este caçador dos céus também foi empregado pelos EUA no Afeganistão, a partir de 2007. Na época, a Força Aérea americana decidiu empregar aviões-robôs como uma forma mais segura (pelo menos, para os soldados) no combate ao terrorismo.

A familía dos "Reapers"


Apesar de possuir incríveis sistemas de vigilância e atingir surpreendentes altitudes, o MQ-9 Reaper não é o primeiro da sua espécie. Ele, na verdade, é uma evolução dos chamados “Predators” — aviões sem pilotos que já eram usados em missões de espionagem.

 
Foto de 2007 mostra um MQ-9 Reaper em operação no Afeganistão (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Nas instituições federais, as aeronaves não tripuladas — tanto Reapers como Predators — recebem a nomenclatura “UAVs” e são consideradas por muitos como uma das principais evoluções na história da estratégia militar.

No entanto, o primeiro estilo de aeronave espiã não possuía uma velocidade elevada e tinha um alcance limitado. Logo, nasceram os “Reapers” — aviões-robôs que podem voar durante várias horas ininterruptas e atingir velocidades consideráveis, como é o caso do MQ-9 Reaper.

Assim, segundo o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos Estados Unidos, General T. Michael Moseley, a grande mudança em usar os UAVs apenas em missões de inteligência, vigilância e reconhecimento para os papéis de caçadores ocorreu a partir da Operação “Liberdade do Iraque”, em que os Reapers ganharam um maior destaque e utilidad

Altos Investimentos

 
E com tantos bilhões investidos, o desempenho do General Atomics MQ-9 Reaper não poderia fazer feio. Por isso, no ar, ele é realmente impressionante: mesmo com uma carga máxima de armas, o Predador B consegue voar por 14 horas ininterruptas.

 
 
                                             (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
 
Ele também possui radares e sensores altamente desenvolvidos, que permitem um amplo campo de visão e um poderoso foco em alvos específicos. Esses aparatos high-tech transmitem dados e vídeos para um time localizado no solo — formado por um piloto, um operador de sensores e o coordenador da missão —, possibilitando a visualização e o comando das ações da aeronave.

No entanto, apesar de já possuir uma tecnologia muito avançada, os Reapers ainda estão passando por diversos aprimoramentos. Só a Força Aérea dos Estados Unidos está investindo cerca de 90 milhões em melhorias nos aviões-robôs adquiridos nos últimos dois anos.
 
Ficou interessado em ter um dos maiores e mais perigosos predadores do céu? Para adquiri-lo, você só precisará desembolsar cerca de 37 milhões de dólares — e, provavelmente, o controle para comandá-lo remotamente já deve vir incluso no pacote.

Fontes: TecMundoGizmodo e Veja




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...