sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Leilão da Petrobrás Fere Soberania Nacional

Protestos contra leilão do campo de Libra marcam aniversário da Petrobras

[Imagem: IMG_0208.jpg]

Em São Paulo, trabalhadores dizem que modelo de partilha feito pelo governo federal significa retirar dos brasileiros uma oportunidade de desenvolvimento e de aumento dos recursos nacionais

 Trabalhadores entendem que o correto seria Dilma cancelar o leilão marcado para o próximo dia 21

São Paulo – No dia de aniversário de 60 anos da Petrobras, os trabalhadores celebram a data com protestos e paralisações por 24 horas, em todo o país. Em São Paulo, um ato na tarde de hoje (3), na avenida Paulista, seguiu em passeata até a Assembleia Legislativa, onde parlamentares, lideranças sindicais e representantes de movimentos sociais se uniram contra o leilão do campo de Libra, o primeiro do pré-sal.


[Imagem: no-aos-leiles.jpg]

Os manifestantes entendem que o leilão, marcado para o dia 21, fere a soberania nacional, ao permitir que multinacionais se apropriem do petróleo brasileiro. Eles também protestam contra a terceirização, especificamente contra o Projeto de Lei 4.330, em tramitação na Câmara.

Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o sistema Petrobras tem hoje cerca de 83 mil trabalhadores e mais de 350 mil terceirizados.

Após o protesto, os trabalhadores serão recebidos pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT). "Está havendo um tremendo alzheimer nacional.


Você descobre o pré-sal, isso é espetacular, e aí descobre também que não tem recursos para perfurar. Agora fico me perguntando se o dinheiro do pré-sal vai para educação, se vai para saúde, quando na verdade o dinheiro não vai para ninguém. Foi criada uma ilusão de que esse dinheiro vai ser orçamentário, quando não é."

Em 20 de setembro, uma carta assinada por 88 organizações nacionais, entre sindicatos, centrais, ONGs, entidades de estudantes e outros movimentos sociais foi protocolada no Palácio do Planalto para a presidenta Dilma Rousseff.


No documento, pede-se a suspensão do leilão do pré-sal e afirma-se que o processo "representará um erro estratégico e significará a privatização de parte importante do petróleo brasileiro”.

"Entregar uma parte do nosso pré-sal, mesmo no regime de partilha, significa dizer que vai colocar toda a riqueza do país nas mãos de estrangeiros. Isso é contra o desenvolvimento do país", reiterou hoje secretário-geral da CUT São Paulo, Sebastião Cardoso, o Tião. "Tínhamos uma expectativa de que com as últimas denúncias de espionagem o governo tomasse alguma decisão e suspendesse o leilão, mas o governo está agindo do ponto de vista financista, e não político."

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), 11 empresas estão habilitadas para o leilão: as chinesas CNOOC International Limited (China) e China National Petroleum Corporation (CNPC), a hispano-chinesa Repsol/Sinopec, além de Ecopetrol (Colômbia), Mitsui & CO (Japão), ONGC Videsh (Índia), Petrogal (Portugal), Petronas (Malásia), Shell (Anglo-Holandesa) e Total (Francesa), além da própria Petrobras. Sete estão entre as 11 com maior valor de mercado no mundo.

A vencedora será a que reverter o maior percentual do petróleo excedente à União. A Petrobras terá participação de no mínimo 30% no consórcio vencedor.

A secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Raquel Kacelnikas, comparou o leilão do pré-sal à venda de instituições financeiras na década de 1990. "Repudiamos há anos a venda de bancos públicos a empresas privadas porque sabemos o que significa a internacionalização dos bens do nosso país, que é demissão e recursos do Brasil mandados para o exterior."

Além dos protestos contra o leilão, os petroleiros, que estão em campanha salarial, fazem a paralisação de hoje para pressionar a empresa a apresentar uma proposta à pauta de reivindicações protocolada há quase um mês, em 6 de agosto.
http://www.redebrasilatual.com.br/trabal...s-667.html

Petroleiros entram em greve no aniversário da Petrobras

[Imagem: plataformasemisubmersivelbaciacampospetrobrasdiv.jpg]


Petroleiros de todo o País iniciaram nesta quinta-feira, dia em que a Petrobras comemora 60 anos, uma paralisação de 24 horas que atinge funcionários nas plataformas, refinarias, nos terminais e escritórios da estatal e subsidiárias.

Os petroleiros reivindicam a suspensão imediata do leilão do campo de Libra no pré-sal, previsto para o próximo dia 21. Além disso, são contrários à terceirização de mão de obra e exigem reajuste no salário-base que, segundo eles, não ocorre há 17 anos.

Está previsto para o início da tarde um ato dos petroleiros, que seguirão em caminhada para a Cinelândia, no centro da cidade, em apoio a greve dos professores da rede municipal. Mais tarde, os manifestantes vão se concentrar na Praça XV, também na região central.

O protesto é organizado por movimentos sociais que integram a campanha O Petróleo Tem Que Ser Nosso e pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio (Sindpetro-RJ). Há cerca de dez dias, funcionários da Petrobras e representantes de movimentos sociais estão acampados em frente ao edifício-sede da estatal, no centro. Desde então, a Polícia Militar reforçou o efetivo em torno do edifício.

De acordo com o diretor da Federação Nacional dos Petroleiros, Edson Munhoz, a categoria quer que a exploração e a produção de petróleo sejam totalmente estatais e que os recursos sejam usados em benefício da população. "Está ocorrendo um desinvestimento muito grande por parte da Petrobras, que está vendendo ativos que considera menores e de baixa lucratividade.


Estamos em um momento de desmanche. Essa é uma das maiores empresas do mundo e estamos muito preocupados com a entrega desse patrimônio, que prejudica os trabalhadores e uma série de investimentos no País. Vamos entrar na Justiça para impedir a realização desse leilão e, se preciso, vamos entrar fisicamente para impedir que esse leilão ocorra" disse Munhoz.

Ainda de acordo com o diretor, a greve não deverá atingir a produção de petróleo das plataformas, embora possa comprometer o fluxo dos terminais.


 "Em algumas unidades de extração de petróleo e de destilação, a gente tem condições de paralisar.

Aqui nos edifícios administrativos é mais complicado, até pela presença da direção da empresa.

Alguns terminais e plataformas estão paralisados, mas nós sabemos que se trata de uma luta muito grande. Infelizmente, nem todos os trabalhadores compreenderam a importância dessas reivindicações", concluiu.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou que apresentou uma pauta de reivindicações à Petrobras, em 6 de agosto, mas que a empresa ainda não se manifestou.

Em nota, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) disse que "o leilão do Campo de Libra está de acordo com as leis. A realização da primeira rodada do pré-sal pela ANP atende à Resolução 4, de 2013, do Conselho Nacional de Política Energética".

Até o fechamento desta matéria, a Petrobras não havia se pronunciado sobre o assunto.
 
 
Via: Fórum Anti Nova Ordem Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...