A agência nuclear do Japão afirmou nesta quarta-feira que está levando a sério o vazamento de água radioativa de um tanque da usina de Fukushima e propôs elevar a classificação de gravidade do ocorrido de "uma anormalidade" para "um incidente sério".
Trabalhadores inspecionam tanques na usina de Fukushima Daiichi, ao norte do Japão.
O vazamento, o quinto desde o ano passado envolvendo tanques, também elevou as preocupações de que esse pode ser um novo desastre. "Isso é o que mais tememos. Devemos permanecer em alerta.
Devemos presumir que o que aconteceu uma vez pode acontecer de novo e precisamos estar preparados para mais", disse o presidente da agência Shunichi Tanaka. "Estamos em uma situação que não há mais tempo para esperar."
A agência propôs durante a reunião semanal nesta quarta-feira de elevar a classificação do vazamento do nível 1 para o nível 3, em uma escala nuclear internacional que vai até 8.
A agência, entretanto, planeja ainda consultar a agência nuclear da ONU para saber se é apropriado usar essa escala de avaliação, uma vez que a usina de Fukushima não está em atividade.
A agência exigiu que a Tepco intensifique o monitoramento dos vazamentos e tome medidas de precaução.
Durante a reunião, autoridades também revelaram que funcionários da usina aparentemente deixaram passar vários sinais de vazamentos, sugerindo que suas patrulhas diárias tratavam-se apenas de uma caminhada e não uma inspeção.
O porta-voz da Tepco Masayuki Ono disse que a água que vazou se infiltrou no solo depois de escorrer de pilhas de sacos de areia colocados em torno de uma barreira de concreto em torno do tanque.
Ele afirmou também que como o tanque fica distante 500 metros da costa, o vazamento não representa uma ameaça imediata ao mar.
Mas autoridades da agência alertaram que a água poderia alcançar o mar através da calha, exigindo que a usina recolha amostras de água.
Quatro outros tanques tiveram vazamentos similares desde o ano passado. Os incidentes abalaram a confiança na segurança das centenas de tanques, cruciais para o armazenamento da água que é canalizada para os reatores quebrados para manter o combustível radioativo.
A usina sofreu múltiplos colapsos após um forte terremoto seguido de tsunami em março de 2011 - o pior acidente desde Chernobyl em 1986.
Com AP
Fonte: IG Último Segundo
- Holocausto Nuclear de Fukushima: Um Apocalipse iminente e irreversível
Confirmado: Radiação de Fukushima já CHEGOU ao Brasil! - Fukushima lança 300 toneladas de água radioativa por dia no mar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:
◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.
Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.