sábado, 3 de agosto de 2013

Braço da Al Qaeda no Iêmen planeja ataques contra EUA, diz CNN

Atuação do grupo no país motivou alerta global emitido pelos americanos na sexta-feira. Previsão é de que atentado ocorra até terça.
 
 
Embaixada dos Estados Unidos no Iêmen  
(Khaled Abdullah/Files/Reuters) 
 
A ameaça terrorista que levou os Estados Unidos a emitirem, na sexta-feira, um alerta global a americanos em viagem – e à decisão de fechar 21 representações diplomáticas neste domingo – partiu do braço da Al Qaeda no Iêmen, informaram fontes da inteligência americana à rede CNN neste sábado. De acordo com os oficiais ouvidos, dados obtidos pelo serviço de inteligência dos EUA levaram o governo a crer que os terroristas que atuam pela rede no Iêmen estavam no estágio final do planejamento de um grande ataque contra alvos americanos e ocidentais. O alvo, contudo, ainda é incerto.
 
Sob condição de anonimato, fontes do governo informaram à CNN que a decisão de fechar embaixadas foi tomada após uma advertência das autoridades iemenitas aos EUA. Embora não se saiba onde nos terroristas pretendem agir, a preocupação do governo americano é bastante grande.

Há, inclusive, a previsão de que a Al Qaeda perpetre um ataque à embaixada dos EUA no Iêmen até terça-feira.

O alvo dos ataques, aliás, é motivo de discordância entre os responsáveis pela segurança americana: enquanto alguns oficiais creem que a ameaça é restrita ao Iêmen, outros acreditam que os ataques podem ir além. Justamente por isso, o alerta se deu para todo o Oriente Médio, no Norte da África e Sudeste Asiático.

A situação ficou ainda mais tensa quando se descobriu que o líder da Al Qaeda Ayman al-Zawahiri nomeou o chefe da rede na Península Arábica Nasser al-Wahishi como gerente-geral do grupo terrorista.
 
O alerta - Os Estados Unidos emitiram na sexta-feira um alerta mundial a americanos em viagem, afirmando que a Al Qaeda planeja cometer atentados em agosto, especialmente no Oriente Médio e no norte da África. "O Departamento de Estado alerta cidadãos dos EUA para o continuado potencial de ataques terroristas, particularmente no Oriente Médio e norte da África e, possivelmente, ocorrendo na Península Arábica, ou dela emanando", diz a nota divulgada. "A atual informação sugere que a Al Qaeda e organizações afiliadas continuam a planejar ataques terroristas tanto na região como fora dela. Os ataques podem ser conduzidos no período entre agora e o final de agosto".

Cidadãos americanos que estão fora do país devem ter precaução, segundo o alerta, que ressalta que os “terroristas podem usar uma variedade de meios e armas e ter como alvo tanto interesses oficiais como privados”. O comunicado destaca a atenção que se deve ter em meios de transporte públicos, incluindo sistemas de metrô e trens, aviões e navios.
 
Grã-Bretanha - Horas depois do alerta americano, a Grã-Bretanha também se manifestou. O ministério das Relações Exteriores britânico anunciou que a embaixada no Iêmen ficará fechada nos próximos três dias e pediu para que seus cidadãos deixem o país imediatamente. "A situação no Iêmen continua instável, com distúrbios e enfrentamentos violentos contínuos. Ainda existe a ameaça de uma escalada da violência", advertiu o orgão. A Grã-Bretanha destacou ainda que há um risco alto de ataques terroristas e sequestros no país e alertou que terá dificuldades em oferecer auxílio para os britânicos que vivem no Iêmen caso a situação de segurança na nação árabe piore.

Precaução - Na quinta-feira, o Departamento de Estado disse que embaixadas americanas que normalmente funcionariam no domingo, localizadas em países islâmicos - onde os domingos são dias úteis - não abrirão nesse dia por questões de segurança. Nesta sexta, o departamento disse que serão fechadas as embaixadas dos seguintes países: Arábia Saudita, Afeganistão, Argélia, Bahrein, Bangladesh, Catar, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuait, Líbia, Mauritânia, Omã e Sudão. Também ficarão fechados os consulados de Arbil, no Iraque; Dhahran e Jidá, na Arábia Saudita; e Dubai, nos Emirados Árabes.

A última vez que o Departamento de Estado divulgou um alerta semelhante foi em 11 de setembro do ano passado, informou o jornal The Washington Post. No aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, o consulado americano em Bengasi, na Líbia, foi atacado e o embaixador Christopher Stevens e outros três funcionários americanos foram mortos.

As autoridades americanas não deram detalhes sobre as ameaças, mas uma fonte do governo afirmou que não há informações sobre um alvo específico, o que explica a abrangência das medidas.

Fonte: Veja 
 
Leia Também: 
Manobras nos EUA simulando ataque nuclear terrorista 
Alerta sobre ameaça terrorista " Credível" O que sabem e não querem nos contar? 
O discurso que rainha faria para anunciar III Guerra Mundial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...