domingo, 4 de agosto de 2013

Governo de São Paulo deu aval a cartel no metrô, diz jornal

Do R7


O governo de São Paulo deu aval à formação de um cartel para licitações de obras no Metrô, de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo desta sexta-feira (2).

Segundo o jornal, a multinacional Siemens apresentou às autoridades brasileiras documentos nos quais afirma que o governo estava ciente e autorizou o esquema.

A negociação com representantes do Estado, segundo a multinacional, está registrada em "diários" apresentados pela empresa ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Em julho, a Siemens fez uma denúncia ao Cade sobre a existência de um cartel para compra de equipamento ferroviário, além de construção e manutenção de linhas de trens e metrô em São Paulo e no Distrito Federal.

A multinacional de engenharia fazia parte do cartel e fez um acordo com o qual pode ter imunidade, caso o cartel seja confirmado e punido.

Segundo a Siemens, o cartel foi formado em 2000 e envolve a linha 5 do Metrô de São Paulo. À época, o Estado era governado por Mário Covas (PSDB).

O Cade afirma que o esquema foi mantido no governo do sucessor de Covas, Geraldo Alckmin (PSDB), entre 2001 e 2006, e no primeiro ano de José Serra (PSDB), em 2007.

Segundo a Siemens, o cartel foi formado em 2000 e envolve a linha 5 do Metrô de São Paulo. À época, o Estado era governado por Mário Covas (PSDB).

O Cade afirma que o esquema foi mantido no governo do sucessor de Covas, Geraldo Alckmin (PSDB), entre 2001 e 2006, e no primeiro ano de José Serra (PSDB), em 2007.

O secretário de transportes no governo Covas, entre 1995 e 2001, Cláudio de Senna Frederico, afirmou que não teve conhecimento da formação de cartel.

A gestão atual, de Alckmin, diz que, se confirmado o cartel, pedirá a punição dos envolvidos. Serra não foi localizado pela reportagem. O documento entregue pela Siemens aponta o aval do governo sobre um acerto entre empresas.

Chamado de "grande solução", o acerto era, segundo os papéis, o oferecimento de “tranquilidade na concorrência” das obras. O objetivo era formar um consórcio único para ganhar a licitação e depois subcontratar empresas perdedoras. Isso, de fato, ocorreu.

No documento, de fevereiro de 2000, os executivos da Siemens descrevem reuniões para a constituição do cartel. Em um desses encontros, é relatado que "o fornecimento dos carros [trens] é organizado em um consórcio 'político'. Então, o preço foi muito alto".

Um executivo da Siemens chega a dizer que "consórcio combinado, então, é muito bom para todos os participantes”.

A multinacional diz que um acordo permitiu ampliar em 30% o preço pago em outra licitação para manutenção de trens da CPTM.
 
Fonte: R7 
 
Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...