domingo, 4 de agosto de 2013

Presidente do Irã assume o cargo e pede o fim das sanções ao país

 
Em discurso, Rouhani prometeu um governo de "sabedoria e esperança"

Durante o discurso de posse no parlamento neste domingo, o presidente eleito do Irã, Hassan Rouhani, pediu ao países ocidentais que derrubem as sanções econômicas e políticas ao país.

O Irã enfrenta sanções impostas por países como os Estados Unidos desde a Revolução de 1979, mas estas barreiras se tornaram ainda mais intensas depois que o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad reiniciou o programa nuclear do país, o que fez a ONU aprovar um pacote que impôs novas restrições a partir de 2006.

Durante seu pronunciamento ao parlamento na capital Teerã, Rouhani disse que: "se você quer uma reposta adequada, você não deveria falar a linguagem das sanções, mas sim a linguagem do respeito".

O novo líder do Irã já nominou seu gabinete de governo, que inclui como ministro das relações exteriores o ex-membro representativo da ONU no país, Mohammad Javad Zarif, considerado moderado.

A Casa Branca se pronunciou dizendo que o Irã poderia ser um "possível parceiro" se o país "se engajar seriamente" com suas obrigações internacionais.

O próprio Rouhani já foi um negociador do programa nuclear de seu país e um político que atuou nos bastidores da questão.

  • "A todos que votaram, para mim ou para outra pessoa, ou mesmo os que não votaram, todos vocês são cidadãos iranianos e possuem direitos de cidadania." 
  • Hassan Rouhani, presidente empossado

Diálogo com o ocidente

Rouhani disse ao parlamento que vai oferecer uma oportunidade de diálogo com o resto do mundo, incluindo o ocidente. Ele disse que deveria haver mais "transparência" de ambos os lados.

Desde 2002, o ocidente tem acusado o Irã justamente pela falta de transparência sobre o programa nuclear do país - a questão causadora das sanções.

As palavras do novo presidente do Irã devem ser bem recebidas pelos governos ocidentais.

O presidente ainda falou diretamente ao seu eleitorado, ressaltando "a todos que votaram, para mim ou para outra pessoa, ou mesmo os que não votaram, todos vocês são cidadãos iranianos e possuem direitos de cidadania".

Ele disse que ainda que as pessoas votaram "sim" para a "moderação e esperança".

O presidente eleito também disse que vai atuar na recuperação da economia do país, que possui um inflação anual de 40%.

A maioria dos especialistas dizem que a economia foi mal conduzida no governo de Mahmoud Ahmadinejad.

Eles ressaltam que o cenário econômico certamente piorou ainda mais quando as sanções do ocidente não permitiram mais que o Irã vendesse petróleo, seu principal item de exportação.

Líder supremo

Ainda que Hassan Rouhani seja o presidente depois de vencer as eleições, o poder supremo do país ainda continua nas mãos do líder religioso Ayatollah Ali Khamenei.

Khamenei foi quem confirmou Rouhani no cargo na cerimônia de posse em Teerã.

A agência estatal de notícias Irna confirmou que 11 presidentes estrangeiros estavam entre os que assistiram Rouhani assumir o cargo neste domingo.

Dentre as presenças estrangeiras, destaca-se o oficial sênior da Coréia do Norte, Kim Yong-nam, que teve encontro oficial com Rouhani no sábado.

Irã e Coréia do Norte têm fortes laços e enfrentam o mesmo tipo de sanções ocidentais por causa de seus programas nucleares.
 
Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...