quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Colômbia: O lado escuro da América do Sul

A Colômbia , de acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Tesouro e relativos ao orçamento
de 2014, destina para a Defesa e a Polícia uns colossais 27.740 milhões de Pesos, o equivalente a 14.717 mil Dólares: 13.555 para o funcionamento, 1.166 para as operações em curso e os novos investimentos.

No orçamento total do País em 2014, a parte destinada a Polícia, Exército e Forças de Segurança representa 17,9% do total. Uma enormidade, muito acima de educação, saúde e trabalho.

Comparada com o período de quatro anos entre 2007 e 2010, a despesa militar aumentou 19,6%.

De acordo com o mesmo Ministério, as quantias do orçamento dedicadas à defesa e polícia "tentam assegurar o financiamento para fortalecer a política integral de defesa e de segurança em todos os cantos do País", bem como o "apoio aos programas de comando, controle e comunicação, mobilidade, segurança do cidadão, bem-estar da força pública, intelligence, defesa aérea e controle dos canais marítimos e terrestres".

Mas algo não bate certo: as Farcs (a guerrilha de Esquerda) demonstraram até agora serem capazes de suportar os planos militares de Bogotá, os mesmos apoiados pelo Pentágono; e também cresceram no terreno, entre a população, e do ponto de vista táctico.

A propaganda do regime colombiano não consegue disfarçar as organizações populares, as greves, as
mobilizações de estudantes, operários e camponeses: o aumento desproporcional das despesas de guerra representa outra lenha para a fogueira.

Além disso, os dados económicos não são os melhores.

Se o PIB nominal (segundo os dados das Nações Unidas) vê a Colômbia no 31º lugar a nível mundial (terceiro lugar na América Latina após Brasil e Argentina), as coisas mudam ao observar o PIB per capita, que podemos descrever como a riqueza possuída por casa habitante: este é o indicador que exprime o grau de bem estar dum País e aqui a Colômbia (sempre segundo as estimativas da ONU) ocupa a 81º posição, bem atrás do Chile (45º), Uruguay (52º), Brasil (58º), Argentina (63º) e Venezuela (64º).

Tanto para ter uma ideia: melhor é a situação dum Líbano, duma Malásia ou até dum Botswana.  

Em numa altura em que os protestos populares abalam o País, causa sensação a decisão do governo de aumentar os salários de mais de dois mil altos funcionários da burocracia estatal, iniciativa sempre deste mês.

O salário-base destes altos funcionários foi aumentado até atingir mais de doze mil Dólares, num País
onde mais de quatorze milhões de colombianos apenas ganham o salário mínimo: menos de trezentos Dólares por mês. E uma percentagem ainda maior de cidadãos ganham cerca de cem Dólares por mês.

É o mesmo Estado que reconhece esta situação: de acordo com os dados que o Departamento Administrativo Nacional de Estatística, 32,2% dos colombianos vivem abaixo da linha de pobreza extrema. Na prática, dos 47 milhões de pessoas que vivem no País, mais de 14 são pobres ou mesmo muito pobres.

Isso segundo as estatísticas oficiais, pois  a realidade é um pouco diferente: como demonstrado por pesquisas independentes, são mais de 30 milhões os colombianos que sofrem a pobreza imposta por este modelo económico.

Droga, Estados Unidos, Guerrilha, corrupção, violência e pobreza: a Colômbia é o lado mais escuro do Sul América.
 
Referência: Informação Incorrecta
Fontes:

 (links em inglês), Latinoamerica on-line, Nuova Colombia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...