quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Justiça corrupta: Mais de 2 Bilhões de Reais Desviados Somente em Rondônia

 
 

Alguns artigos a seguir para refletirmos sobre o desejo algumas lideranças políticas em querer acabar com o Ministerio Publico e com o CNJ:

ENTREVISTA ELIANA CALMON REVELANDO ESQUEMA DE RONDONIA



A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, diz que a corrupção no Poder Judiciário não diminuiu nos dois anos em que denunciou irregularidades. "A corrupção apenas ficou mais exposta", diz.

Ela evita criticar seu sucessor, ministro Francisco Falcão, de quem é amigo. Não faz coro com os que preveem uma atuação menos incisiva na corregedoria do CNJ.


Folha - A corrupção no Judiciário diminuiu ou ficou mais exposta?
Eliana Calmon - Ficou mais exposta. Não senti que houve uma diminuição.

Qual foi o episódio de corrupção mais grave?
Um desfalque na Justiça do Trabalho em Rondônia, mais de R$ 2 bilhões. Há advogados envolvidos. Um desembargador foi afastado.


A senhora teme retrocesso no combate à corrupção?
Não. Acho que o ministro Francisco Falcão dará continuidade ao trabalho.

Ele empregava a mulher, a filha e a irmã em seu gabinete, quando foi juiz federal.
Na época, isso era comum no Judiciário. Não era ilegal. Era a mistura do público e do privado. Hoje o nepotismo é proibido.

O atual corregedor do TJ-SP, José Renato Nalini, diz que a corregedoria paulista serviu de modelo para o CNJ. A corregedoria paulista é eficiente?
Eu não posso dizer que seja de absoluta eficiência, porque São Paulo é muito grande. Mas a corregedoria paulista controla os seus juízes, coisa que não existe em muitas corregedorias.

O que a inspeção do CNJ no TJ-SP descobriu?
Encontramos algumas irregularidades na folha de pagamento. Uma servidora levava para casa o computador onde estavam os pagamentos aos desembargadores. Ela foi exonerada pela nova administração. Essa funcionária recebeu ordem de nos fornecer o material. Levou dois dias para cumprir.

Quais são as corregedorias mais ineficientes?
Mato Grosso do Sul, Piauí...

Qual o tribunal mais eficiente?
O melhor tribunal em nível geral é o Tribunal de Justiça de Sergipe. Tudo funciona muito bem lá.

Qual é a sua expectativa em relação ao CNJ sob a presidência do ministro Joaquim Barbosa?
Ele é rigoroso, muito ético. Em sessões que presidiu [substituindo Ayres Britto], vi que está antenado com o CNJ. Não tem conversa fiada.

*A senhora se arrepende de ter dito que há "bandidos de toga"? *
Absolutamente. Precisava ser dito, faria tudo outra vez.



FONTE - JUSBRASIL

CORRUPCAO GENERALIZADA - TRIBUNAL DO TOCANTINS
 



Quando a corregedora Nacional de Justiça, Eliana Calmon, revoltou a magistratura ao afirmar, no ano passado, que havia “bandidos de toga”, ela não revelou nomes, mas tinha uma lista com casos emblemáticos, como o encontrado em Tocantins.

A corregedora já conhecia a ação penal 490, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma espécie de radiografia de tudo o que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) busca combater no Judiciário.

Ao longo de quatro anos, uma ampla e detalhada investigação mostra que 4 dos 12 desembargadores montaram esquemas no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) para vender sentenças, satisfazer interesses de políticos locais, cobrar pedágio para liberar o pagamento de precatórios, confiscar parte dos salários dos assessores para financiar viagens ao exterior e cobrar dos cofres públicos indenização vultosa por danos morais por terem sido investigados.

Os indícios e provas colhidos levaram o Ministério Público a denunciar quatro desembargadores, dois procuradores do Tocantins, sete advogados, três servidores do tribunal e outras duas pessoas envolvidas no esquema.

O Estado teve acesso à denúncia do MP, e aos 15 volumes e 47 apensos da ação penal no STJ contra a presidente do Tribunal de Justiça de Tocantins, Willamara Leila de Almeida, e os desembargadores Carlos Luiz de Souza, Amado Cilton Rosa e José Liberato Póvoa.

Perícias em computadores de advogados e juízes, depoimentos de testemunhas, ligações telefônicas gravadas com autorização da Justiça, vídeos e fotos captados pela Polícia Federal mostram em detalhes como o esquema funcionava. Nas 152 páginas, o Ministério Público denunciou os envolvidos por formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, tráfico de influência, peculato e concussão.

No primeiro dos casos em que o MP aponta indícios de venda de sentenças, as investigações mostram que o desembargador Carlos Souza não teve sequer o trabalho de escrever o voto que iria proferir e que atendia aos interesses de advogados que defendiam o Instituto de Ensino Superior de Porto Nacional (Iespen) - Germiro Moretti e Francisco Deliane e Silva (juiz aposentado).

A Polícia Federal apreendeu na casa de um dos advogados um computador em que o voto estava sendo escrito. A última versão do texto datava do dia 20 de junho de 2007, às 9h36. Horas depois, o caso estaria na pauta de julgamento do TJ-TO. Para saber se aquele texto correspondia ao voto proferido pelo desembargador Carlos Souza, a PF fez uma comparação entre os dois.

(…)

FONTE - ESTADAO

TODOS OS DESEMBARGADORES DO TJ/MS SUSPEITOS DE CORRUPCAO - STJ


O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp, quebrou o sigilo bancário e fiscal de todos os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) acatando pedido do engenheiro Eduardo Bottura, que move uma “cruzada judicial” contra membros dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo do Estado.

O ponto de partida de Bottura foi à delação do ex-deputado estadual Ary Rigo num grampo do jornalista Eleandro Passaia revelado no rescaldo da Operação Uragano, que em setembro de 2010, mandou para a cadeia políticos, funcionários públicos e empresários.

No vídeo, numa conversa informal regada a uísque entre Rigo e Passaia, em Maracajú, o ex-deputado revelou a relação promíscua entre os três poderes do Estado, financiada com dinheiro público. (…)

Além da quebra dos sigilos bancário e fiscal, Gilson Dipp determinou a expedição de ofício ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) para que informasse sobre a movimentação financeira atípica em contas bancárias utilizadas por desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.
(…)
O processo tramita em segredo de Justiça, mas é a maior devassa já realizada num Tribunal de Justiça e, tudo isto, após denúncias de um simples cidadão – Eduardo Bottura.

O Inquérito 704/MS é um desdobramento de uma representação do engenheiro que já resultou na demissão do ex Procurador Geral de Justiça Miguel Vieira, que foi acusado de receber dinheiro para acobertar ilícitos (fraude, corrupção e formação de quadrilha) do ex-prefeito Ari Artuzi na Prefeitura de Dourados.

FONTE

DESEMBARGADOR DE SAO PAULO ACUSADO DE CORRUPCAO OSTENTAVA RIQUEZA


O desembargador Arthur Del Guércio Filho, afastado sumariamente de suas funções por suspeita de corrupção, "ostentava riqueza" segundo o desembargador Gilberto de Souza Moreira em depoimento à Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo. "Tinha carro Mercedes Benz; à época ele era um simples substituto e tinha veículos importados, casa em Campos do Jordão, a qual ele fazia questão de mostrar."

O relato de Moreira contradiz as recorrentes alegações de Del Guércio que, para advogados de causas sob sua responsabilidade, solicitava dinheiro dizendo que atravessava "situação financeira apertada" ou que sofria pressões de credores. Em sua declaração de rendas e bens, exercício 2011, ele informou possuir uma Mercedes C 200 avaliada em 136.000 reais.

Moreira, que se aposentou na semana passada após 34 anos de magistratura, é testemunha importante na investigação aberta contra Del Guércio. Ele conta que se reuniu com outros desembargadores e chamaram Del Guércio. "Não queremos você como nosso companheiro", disseram.

Na ocasião, Moreira levou as denúncias à Presidência do TJ. "O problema é que não havia provas. Na Justiça se usa como matéria-prima a prova. Se não tem prova não adianta. Esses camaradas não deixam vestígios. Demorou, mas ele (Del Guércio) deixou impressão digital. Agora, a prova é segura. (Del Guércio) é um furúnculo em um tecido são, uma mancha que nós apertamos, nós tiramos de um corpo confiável. A magistratura paulista é constituída de homens honrados."

(...)

FONTE - VEJA

CORRUPCAO DE DESEMBARGADOR - ESPIRITO SANTO



O desembargador afastado Josenider Varejão Tavares, do TJ do Espírito Santo, foi condenado à aposentadoria compulsória em julgamento por desvio de conduta. Josenider continua recebendo salário integralmente.

Ele é acusado pelo Ministério Público Federal de participação em um esquema de vendas de sentenças e fraude em concursos no Tribunal de Justiça do Estado. As informações são do jornal Folha de Vitória.
(…)
Saraiva, ao se referir às interceptações telefônicas, afirmou que "o desembargador tem natureza brincalhona" e que isso justificaria grande parte das polêmicas frases atribuídas a ele, como "sem falsa modéstia, é isso aí, abaixo de Deus nós é que botamos pra quebrar".
(…)
O principal argumento da defesa se fez sobre o estado de saúde de Josenider Varejão. De acordo com o advogado José Saraiva, o magistrado "tem saúde neurológica debilitada e não tem condições de prestar depoimentos sobre o caso".
(…)
O relator votou pela aposentadoria de Varejão por considerar que o desembargador "infringiu a dignidade, a honra, o decoro e a verdade da magistratura".
(…)
Nosso antigo colega se transformou em pessoa diferente, pretensiosa e que só fazia por seus próprios interesses e de conhecidos", destacou.

FONTE - JUSBRASIL

DESEMBARGADOR EM MG COBRA PROPINAS PARA SOLTAR TRAFICANTES


Atendendo denúncia do Ministério Público Federal, o Superior Tribunal de Justiça abriu ação penal - AP 694 - contra o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Hélcio Valentim e outras pessoas envolvidas na venda de decisões para libertação de presos, mediante valores que chegavam a R$ 180 mil.
A denúncia, de autoria do subprocurador-geral da República Eitel Santiago de Brito Pereira, reúne provas para apontar a existência de uma quadrilha que se associou para cometer crimes de corrupção, entre fevereiro e maio de 2011.

A quadrilha tinha nítida divisão de tarefas entre os integrantes: uma pessoa era encarregada da captação de pessoas dispostas a pagar pelas decisões, um advogado subscrevia as petições iniciais e entrava em contato com um intermediário que negociava diretamente com o desembargador.

Mediante pagamento de propina no valor de R$ 40 mil, Hélcio Valentim concedia liminares em habeas corpus, durante o plantão judiciário, para libertar os criminosos, geralmente traficantes de drogas.
(…)
FONTE - JUSBRASIL
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...