terça-feira, 15 de outubro de 2013

NSA coletou milhões de listas de contatos de e-mail, diz jornal

Segundo The Washington Post, agência de segurança costuma coletar agendas do Gmail, Hotmail, Yahoo e Facebook.

Sede da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana em Fort Meade, Maryland
(Paul J. Richards/AFP)
 
A Agência de Segurança Nacional do Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) coletou milhões de listas de contatos de contas pessoais de e-mail e serviços de mensagens instantâneas ao redor do mundo, incluindo de cidadãos americanos, informa reportagem online do jornal The Washington Post publicada na noite de segunda-feira.

Os serviços que foram interceptados pela NSA incluem Gmail, Hotmail, Yahoo e Facebook.

Segundo o jornal, o programa de coleta intercepta agendas de endereços de e-mail e contatos de serviços de mensagens instantâneas enquanto tais informações percorrem conexões de dados globais.

Um dos exemplos citados pelo jornal é o de um usuário faz o login por meio de diferentes computadores, transmitindo, assim, seus dados. O Post afirma que elaborou a reportagem com dados de autoridades de inteligência e documentos vazados pelo ex-analista de serviços da NSA Edward Snowden, que fugiu dos EUA em maio e hoje vive na Rússia.

Em meio ao material constava uma apresentação em PowerPoint que cita que, em apenas um dia de 2012, a NSA coletou 444 743 endereços de e-mail de contas do Yahoo, 105 068 do Hotmail, 82 857 do Facebook, e 33 697 do Gmail. Nesse ritmo, que é descrito como um dia comum de coleta, é possível estimar que a NSA copie mais de 250 milhões de endereços por ano.

Ainda segundo essa apresentação, o programa coleta diariamente 500 000 listas de contatos de programas de mensagens.

O jornal afirma ainda que, ao coletar tais dados, a NSA busca por conexões para mapear as relações entre alvos de inteligência fora dos EUA. Mas, apesar da coleta ocorrer fora do país, os contatos de milhões cidadãos americanos também acabam sendo puxados.

A reportagem também afirma que a agência prefere usar uma espécie de técnica de arrastão, capturando o máximo possível de informações e realizando uma triagem a partir daí, e não se concentrando em coletar apenas os dados de possíveis suspeitos.

No final de setembro, outra reportagem publicada pelo The New York Times já havia informado que a NSA usava informações similares para montar o perfil de possíveis suspeitos e que os dados de milhões de pessoas, incluindo americanos, haviam sido coletados pela agência.

Um porta-voz do Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional, que supervisiona a NSA, disse ao jornal agência é focada em descobertas e no desenvolvimento de inteligência sobre alvos estrangeiros. "Nós não estamos interessados em informações pessoais sobre cidadãos americanos comuns".


O jornal britânico The Guardian revela que a Agência de Segurança Nacional americana (NSA, na sigla em inglês) teve acesso a dados de telefonemas de milhões de usuários da Verizon, uma das maiores companhias telefônicas dos Estados Unidos. 
 
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...