
A extensão de redes de telecomunicações baseadas em cabo requer altos investimentos tanto em aglomerados urbanos quanto em áreas rurais.
A transmissão de dados em banda larga através de links de feixes hertzianos pode ajudar a atravessar rios, estradas ou áreas de proteção da natureza em pontos estratégicos, e fazer a extensão de rede economicamente viável.
Na edição atual da revista Nature Photonics, os pesquisadores apresentam um método para transmissão de dados sem fio a uma taxa recorde mundial de 100 gigabits por segundo.
Em seu experimento, 100 gigabits de dados por segundo foram transmitidos em uma freqüência de 237,5 GHz a uma distância de 20 m em laboratório. Em experimentos de campo anteriores no âmbito do projeto "Millilink" financiado pelo BMBF, foram atingidas taxas de 40 gigabits por segundo e transmissão a distâncias de mais de 1 km.
No seu último recorde mundial, os cientistas aplicaram um método fotônico para gerar os sinais de rádio no transmissor. Depois da transmissão de rádio, os circuitos electrónicos totalmente integrados foram usadas no receptor.
"Nosso projeto se focalizou na integração de uma ligação de retransmissão de rádio de banda larga em sistemas de fibra óptica", diz o Professor Ingmar Kallfaß. Ele coordenou o projeto "Millilink" sob uma cátedra compartilhada financiada pelo Instituto Fraunhofer for Applied Solid State Physics (IAF) e o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT).
Desde o início de 2013, ele vem realizando pesquisas na Universidade de Stuttgart. "Para as áreas rurais em particular, esta tecnologia representa uma alternativa barata e flexível para redes de fibra óptica, cuja extensão pode muitas vezes não ser justificada a partir de um ponto de vista econômico."
Kallfaß também vê aplicações para casas particulares: "A uma taxa de 100 gigabits por segundo de dados, seria possível transmitir o conteúdo de um disco blue-ray ou de cinco DVDs entre dois dispositivos por rádio dentro de dois segundos apenas." No experimentos mais recente, tecnologias fotônicas e eletrônicas foram combinadas: primeiro, os sinais de rádio são geradas por meio de um método óptico.
Vários pedaços são combinados por meio de símbolos de dados chamados e transmitidos ao mesmo tempo. Após a transmissão, os sinais de rádio são recebidos por circuitos eletrônicos integrados ativos.
Fonte: ZeitNews
Via: Notícias Alternativas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:
◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.
Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.