sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A censura no Ocidente: ainda dúvidas?

A emissora televisiva CNN, o colosso da informação dos Estados Unidos, editou a entrevista do embaixador da Rússia na ONU, de forma que as partes mais "delicadas" simplesmente desapareceram.

Os pormenores mais antipáticos, do ponto de vista americano, foram cortados e atirados para o lixo. Nada de espantoso para quem costuma seguir as aventuras dos media mainstream: só mais uma prova duma manipulação mediática instalada não apenas nos regimes totalitários.

Com a edição aplicada ao vídeo, os telespectadores do programa do jornalista Christian Amanpour não conseguiram ouvir o que foi dito pelo diplomata russo, Viltali Churkin, acerca do "povo sírio que tem ele mesmo de decidir qual o papel que o actual presidente deve desempenhar no processo de transição".

Mas esta não foi a única parte "incómoda".

Segundo Churkin, uma grande parte da população apoia o presidente sírio Bashar al-Assad, e este é um facto que merece atenção:

Então, quando iniciar o diálogo, deve-se permitir que os próprios sírios escolham o caminho para a resolução do conflito
Uma ideia que faz todo o sentido, mas que aparece só no vídeo original, não naquele transmitido. 

Tampouco foram transmitidas as palavras sobre a inadmissibilidade de pré-condições impostas por parte da oposição que participa na Conferência de Genebra para o próximo 22 de Janeiro.

Mesmo destino para os comentários do embaixador sobre os obstáculos que os rebeldes (e os Países que os apoiam) interpõem à chegada da ajuda humanitária à população civil na Síria. Na óptica americana, os rebeldes são "bons", não é imaginável que travem ou desviem a ajuda internacional para os civis.

Churkin disse também que nos últimos meses ocorreram vários episódios em que a oposição síria tem impedido a evacuação de civis de certas áreas por parte do legítimo governo.
E observou:

Sempre que grupos de civis abandonam a região em estado de sítio, mudam-se para áreas controladas pelas forças do governo.
Sem dúvida, uma atitude incompreensível por parte de cidadãos vítimas dum regime brutal.
Caixote do lixo também.

O mesmo diplomata russo queixou-se pelo facto da entrevista ter sofrido cortes, com a eliminação dalgumas das declarações mais significativas.

Isso não acontece na televisão de Estado da Coreia do Norte, acontece nos Estados Unidos, acontece no Ocidente: são os mesmos que dão lições de democracia e de informação ao resto do mundo.
Sim, há uma diferença: nos regimes totalitários nem se pode falar da censura. Mas quantos dos telespectadores poderão ter noção dos cortes aplicados?

A entrevista completa (e não censurada) pode ser lida ou visionada em inglês na página internet da delegação permanente da Rússia nas Nações Unidas.
A entrevista transmitida pela CNN esta disponível no Youtube.


Referência: Informação Incorrecta

Fontes: RT (versão espanhola), Permanent Mission of the Russian Federation to the United States (1 e 2), CNN via Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...