quarta-feira, 6 de novembro de 2013

As consequências das ações da NSA

Uma boa prática para garantir a confidencialidade dos dados é exigir que os sistemas computacionais utilizados respeitem padrões internacionais de segurança e certificação, como por exemplo, o “Common Criteria” (CC), que é um padrão internacional (ISO/IEC 15408) para segurança de computadores.

[Imagem: nsa.jpg]


O caso do vazamento de informações da agência americana NSA (National Security Agency) e a suspeita de que líderes de diversos países tiveram seus dados violados trouxeram à tona a discussão sobre segurança dos dados e quais são de fato as medidas corretas para garantir a sua privacidade.

No Brasil, os defensores do software livre aproveitaram o momento para voltar a incentivar este modelo, alegando que ele poderia garantir maior autonomia e, portanto, mais segurança em relação a outros modelos, o que não obrigatoriamente é verdade.

Além disto, o próprio Poder Executivo, buscando dar uma rápida resposta à sociedade, se apressou a propor, talvez sem a análise técnica adequada, a inclusão no Projeto de Lei do Marco Civil da Internet que está no Congresso em vias de ser votado, de um artigo que prevê a obrigatoriedade de manutenção dos dados de brasileiros dentro do próprio território nacional.


É importante destacar que a segurança e a privacidade dos dados não têm a ver com qual plataforma o software foi desenvolvido ou onde os dados estão fisicamente armazenados, mas sim com a política de governança adotada para garantir que estas premissas sejam alcançadas.

Uma boa prática para garantir a confidencialidade dos dados é exigir que os sistemas computacionais utilizados respeitem padrões internacionais de segurança e certificação, como por exemplo, o “Common Criteria” (CC), que é um padrão internacional (ISO/IEC 15408) para segurança de computadores.


Este padrão é voltado para a segurança lógica e para o desenvolvimento de aplicações seguras, pois define um método específico para avaliação de ambientes de desenvolvimento de sistemas.

“Common Criteria” é um framework em que os usuários de sistemas computacionais podem especificar seus requisitos funcionais de segurança e garantia. 


Dessa forma, os fornecedores podem, então, implementar e/ou fazer alegações sobre os atributos de segurança de seus produtos, enquanto que os laboratórios de teste podem avaliar os produtos para determinar se eles realmente cumprem as reivindicações.

Em outras palavras, Common Criteria fornece uma garantia de que o processo de especificação, implementação e avaliação de um produto de segurança computacional foi conduzido de uma maneira rigorosa e padronizada.

Na economia mundial atual, o Brasil se utiliza e se beneficia de um fluxo ininterrupto de dados dentro e fora do país. 


O fluxo internacional de dados é essencial para que empresas brasileiras, de todos os setores da economia - incluindo as pequenas e médias empresas - possam criar produtos e serviços inovadores, aumentar a produtividade, competir no mercado externo, combater fraudes e a criar empregos.

Não podemos deixar que uma decisão precipitada, e sem uma avaliação técnica adequada, prive o Brasil do acesso ao Mercado Global e jogue o País num retrocesso que pode ser tão impactante quanto os tempos da Reserva de Mercado de décadas atrás.

Fonte:
Convergência Digital 

Via: Fórum Anti Nova Ordem Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...