sábado, 30 de novembro de 2013

Inteligência da Coreia do Sul usou o Twitter para manipular eleição

Milhões de mensagens enviadas através do sistema tinham o objetivo de favorecer a eleição de Park Geun-hye, atual presidente do país.

 
(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)
 
O Serviço de Inteligência Nacional da Coreia do Sul (NIS) está sendo acusado de usar o Twitter para manipular a opinião pública durante as eleições presidências e parlamentares ocorridas em 2012.

Segundo os promotores federais responsáveis pela denúncia, evidências apontam que tudo isso faz parte de um plano para eleger Park Geun-hye, que venceu seu adversário direto por uma margem de 1 milhão de votos.

A promotoria afirma que um time de agentes da NIS publicaram 1,2 milhão de mensagens na rede social elogiando tanto Park quanto suas políticas sociais. Além disso, muitos dos textos tinham o objetivo de ligar seus adversários a movimentos que simpatizam com o governo da Coreia do Norte.

A acusação mostra que, ao todo, foram criadas 26.550 mensagens que foram repetidas com o auxílio de um programa de computador desenvolvido pela agência.

Embora não haja comprovação de que a campanha tenha afetado os resultados, a oposição acusa a presidente Park e o seu antecessor, Lee Myung-bak, de orquestrarem essa e outras operações com o objetivo de manipular o processo eleitoral.

“O que está claro até o momento é que o Serviço de Inteligência Nacional e outras agências estatais se engajaram em uma intervenção sistemática e massiva das eleições”, afirma o líder de oposição Kim Han-gil.

Os promotores também estão investigando o Comando de Guerra Cibernética, divisão secreta do exército sul-coreano, após descobertas de que ao menos quatro de seus membros estavam envolvidos em campanhas difamatórias. Segundo a mídia do país, os acusados estão sendo relacionados a 23 milhões de tweets favoráveis à eleição de Park.

 

Atitude que gera protestos


A controvérsia gerou vários protestos entre os habitantes do país, que exigem que o NIS se mantenha afastado de decisões que possam interferir com a política interna.

Conhecida anteriormente como KCIA, a agência foi usada por ditadores como forma de reprimir dissidentes usando diferentes tipos de tortura, além de ter papel importante na manipulação de decisões políticas.

As autoridades locais já indiciaram diversos oficiais de alta patente da NIS, incluindo seu ex-diretor, Won Sei-hoon, acusado de ser o principal responsável pela operação. 

Já a presidente Park afirma que desconhece as operações, tendo exigido publicamente que o serviço se mantenha afastado de assuntos do tipo. Por seu lado, a agência se defende afirmando que os tweets enviados eram parte de uma operação de rotina contra agentes norte-coreanos.

Referência: TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...