quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Lobão critica Racionais MC's, MST e MPB em primeira coluna na revista Veja

Racionais Mc's, MST, músicos da MPB e a blogueira Cynara Menezes foram os principais alvos do cantor Lobão em sua estreia como colunista da revista Veja.

Lobão critica artistas da MPB, Racionais Mc’s, Fora do Eixo e Cynara Menezes ao estrear coluna na Veja (divulgação)
 
“A era do rebelde chapa-branca”. Foi com esse título estampado na página 48 da edição desta semana da Veja que o cantor e compositor Lobão estreou como colunista da revista. No texto inaugural do espaço que passa a comandar na publicação da Editora Abril, o artista falou da presença de pessoas e grupos que se revoltam com sistema, ao mesmo tempo em que recebem o apoio dele.

Para exemplificar o que avalia como “rebelde chapa-branca”, o novo colunista da imprensa brasileira citou o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. “O MST é subvencionado pelo governo, tem o respaldo do governo e, no entanto, não para de reclamar, invadir e destruir terras produtivas”, criticou.

Lobão também comentou a postura do grupo de rap Racionais MC’s. “Sobem nos palanques, têm o beneplácito da mídia oficial bancada pelo governo e, mesmo assim, são revoltadíssimos com o sistema!”.

O movimento Procure Saber e seus integrantes – Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque – tiveram seus nomes publicados na coluna de Lobão. O motivo: o colaborador da Veja considera os membros da turma como “coronéis chapa-branca”.

A presidente do grupo que conta com artistas da MPB, Paula Lavigne, foi chamada de “rottweiler de incontestável pedigree” – usando a raça com a qual a ombudsman da Folha de S. Paulo, Suzana Singer, se referiu a Reinaldo Azevedo.
As críticas de Lobão não pararam por aí.

O músico afirmou que o coletivo Fora do Eixo, liderado por Pablo Capilé, ganhou força durante a gestão de Gilberto Gil à frente do Ministério da Cultura. Sem ter o nome publicado, a repórter e blogueira da Carta Capital, Cynara Menezes, teve sua postura avaliada pelo colunista. “Uma jornalista chapa-branca de uma revista bancada pelo governo declarou, num momento de búdica inspiração, que é a favor de fuzilamento para determinados casos (quais casos)?”, questionou o cantor.

Lobão, no caso de Cynara, se referia a um post publicado no perfil mantido pela jornalista no Twitter.

“Não curto stalinismo, mas de vez em quando dá uma saudade dos fuzilamentos…”, foi a frase da jornalista publicada na última segunda-feira, 4. O conteúdo serviu para o colaborador da Veja citar a situação sem mencionar o nome da jornalista. A frase de Cynara, no entanto, chegou a ser reproduzida por Lobão no microblog , que, na rede, ironizou: “que comovente”.

No último parágrafo de sua coluna de estreia, Lobão comentou o que o leitor pode esperar do espaço. “Estou inaugurando com muito orgulho e entusiasmo minha coluna em Veja. 

Não é fortuito o nosso encontro, assim como não é por acaso que se percebe a sociedade civil começando a se organizar para repensar a nossa condição atual. Tentarei tratar dessa miséria que nos assola como se estivesse praticando um novo esporte: épater la gauche [do francês, ‘impressionar a esquerda’]”.

Referência: Pragmatismo Político
Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...