sábado, 23 de novembro de 2013

Os Estados Unidos e o direito de espiar

Os Estados Unidos e os serviços de intelligence estão a trabalhar para promover a eliminação do direito universal à privacidade on-line, o que prejudicaria o projecto de lei que Brasil e Alemanha apresentaram à ONU.

De acordo com um documento do governo dos EUA obtido pelo jornal The Cable, está a desenvolver-se uma "batalha diplomática" no comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas que está a analisar a proposta do Brasil e da Alemanha para impor restrições à vigilância na Internet. Os representantes dos Estados Unidos, que falaram com o jornal sob condição de anonimato, esclareceram que não podem tolerar esses controles na rede de vigilância global.

Os diplomatas norte-americanos estão a fazer de tudo para eliminar as disposições do projecto alemão e brasileiro: este prevê que a vigilância extraterritorial e a intercepção de comunicações, informações pessoais e metadados podem representar uma violação dos direitos humanos. De acordo com os diplomatas, os Estados Unidos e os seus aliados, a Convenção Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos (ICCPR), não se aplica no caso de espionagem no estrangeiro.

Nos últimos dias, os Estados Unidos distribuíram entre os aliados um documento confidencial que apela para que seja alterado o texto brasileiro e alemão, no qual as referências ao direito de privacidade trata expressamente das obrigações dos Estados no âmbito do ICCPR, e opta por excluir a ideia de que essas exigências sejam impostas também no caso da extraterritorialidade. Em outras palavras, os Estados Unidos querem garantir-se o direito de espionar no estrangeiro.

De acordo com diário Foreing Policy, os Estados Unidos querem limitar a atenção do mundo sobre a vigilância. A recolha de informações sobre dezenas de milhões de pessoas ao redor do mundo é perfeitamente aceitável, como afirmou a Administração Obama em várias ocasiões. Tudo está autorizado pela lei dos Estados Unidos, sob a supervisão do Congresso e a aprovação dos tribunais dos EUA.

A resolução sobre a privacidade, como a maioria das decisões da Assembleia Geral das Nações Unidas, não se aplica a qualquer tribunal internacional. Mas, segundo os advogados, seria muito importante, pois constitui a base de um consenso internacional que, eventualmente, tornará mais difícil para os EUA continuar a sua vigilância em massa.

No passado dia 1 º de Novembro, o Brasil e a Alemanha apresentaram uma resolução conjunta para a promoção do direito à privacidade na Internet: o documento exorta os Estados-Membros a "tomar medidas para pôr fim" à violação desses direitos e para criar, através da legislação nacional, as condições para garantir o cumprimento das obrigações estabelecidas pelo direito internacional humanitário.

Referência: Informação Incorrecta
Fonte: The Cable

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...