sábado, 14 de dezembro de 2013

A Interpretação Esotérica do Filme "9": Anunciando a Era de Hórus


 "9", de Tim Burton é um filme de animação que foi lançado no dia 9/9/09. Embora alguns críticos tenham afirmado que o filme "não tinha substância", ele, no entanto, transmite, através de mensagens poderosas, muito simbolismo. Ele ainda define uma "nova era" para a humanidade, como visto por sociedades secretas ocultistas. Nós vamos analisar o significado esotérico de "9".

Atenção : spoilers gigantescos à frente!

"9" se passa em um mundo pós-apocalíptico, escuro, onde máquinas inteligentes que auto-reproduzem destruíram toda a vida na Terra. Neste cenário desolado, uma pequena relíquia da humanidade continua: Nove bonecos de pano animados pela alma de um cientista. Esses bonecos, no entanto, são constantemente alvo das máquinas que estão determinadas a erradicar qualquer coisa parecida com a vida na Terra. Os bonecos devem, portanto, se unir para lutar e destruir esses robôs do mal .

O parágrafo acima resume muito bem o enredo de "9" em sua totalidade - e isso é provavelmente o que a maioria dos espectadores entenderam do filme. No entanto, como todas as obras infundidas com uma dimensão esotérica, há mais no filme do que os olhos possam perceber. Através de simbolismo e referências, o filme descreve a humanidade como um todo e a fase de transição pela qual está passando. Mais precisamente, "9" descreve o mundo como visto por sociedades ocultas secretas e a "nova era" que eles todos estão prevendo: a Era de Hórus ou a Era de Aquário.

Antes de analisarmos o filme, vamos entender a filosofia oculta por trás dele. 

A Era de Hórus 

A elite ocultista acredita que a humanidade precisa passar por um período de grande tribulação para que ela "se livre de suas impurezas". De acordo com os escritores ocultistas, essas "impurezas" incluem as religiões tradicionais e governos como os conhecemos. Manly P. Hall, um maçom de grau 33, descreve o que deve acontecer na próxima fase da humanidade. Mais tarde, vamos ver como isso se encaixa perfeitamente com a visão retratada em "9".


 "Os pregoeiros dos Mistérios falam de novo, oferecendo a todos os homens bem-vindos à Casa da Luz. A grande instituição da materialidade falhou. A falsa civilização construída pelo homem se transformou e, como o monstro de Frankenstein, está destruindo o seu criador. A religião vagueia sem rumo no labirinto de especulação teológica. A Ciência bate em si mesma impotentemente contra as barreiras do desconhecido. Somente a filosofia transcendental sabe o caminho. Só a razão iluminada pode levar a parte consciente do homem para cima, para a luz. Somente a filosofia pode ensinar ao homem a nascer bem, viver bem, morrer bem, e em medida perfeita nascer de novo".

 - Manly P. Hall, The Secret Teachings of All Ages

O ocultista mais importante do século 20, Aleister Crowley, afirmou que os últimos 2000 anos foram a "Era de Osíris". Osíris era o "rei dos vivos e governante dos mortos" e sua era foi caracterizada por governos fortes e religiões, nomeadamente "a ênfase sobre a morte, o sofrimento, a tristeza e a negação do corpo" do cristianismo. No entanto, desde o século 20, Crowley afirma que a humanidade entrou na Era de Hórus, que é o filho de Osíris. Nesta fase, os seres humanos iriam aprender a tornar-se seus próprios deuses.


 "Em linguagem simples, o Aeon de Hórus significa que a divindade está sendo passada para o indivíduo que precisa aprender a ativar e encontrar o deus interior dentro deles mesmos. Esse último Aeon vê o começo do fim do poder e da autoridade divina sendo possuída por reis, rainhas, religiões, governos, grandes instituições e ditaduras, que cada vez mais todos começam a falhar espetacularmente. O indivíduo terá a oportunidade de se tornar totalmente livre, no comando de seu próprio destino espiritual."

- Paul Dunne , The Magic of the New Aquarian Age and the New Aeon of Horus


Através de simbolismo sutil, "9" descreve a queda da autoridade (principalmente da Igreja Cristã), em uma era nova governada pela filosofia luciferiana de obter divindade por meio de suas próprias forças. Usando bonecos de pano e muito pouco diálogo, "9" descreve a base dessa filosofia oculta e mostra como ela vai prevalecer. 

Os heróis do filme são eles próprios o produto de um conceito ocultista antigo: São homúnculos, "pequenos homens" artificialmente criados através de um processo mágico. Eles são o epítome do homem brincando de Deus e dando a vida .

 Homúnculo


 O cientista cria 9, o último dos nove homúnculos que permanecem na Terra. 

Homúnculo (latim para "pequenos homens") é um conceito que pode ser encontrado em vários documentos alquímicos antigos. No folclore judaico, o Golem, um ser antropomórfico animado criado inteiramente da matéria inanimada, está documentado no Talmud e no Sefer Yetzirah (há até mesmo relatos de Cabalista rabinos animando com sucesso esses Golems).

Por um breve momento, o filme reconhece as raízes ocultas da sua premissa:

  Visível por cerca de meio segundo, a capa deste livro explica a origem dos
 bonecos de pano e indica o significado oculto por trás de todo o filme. Você pode
 reconhecer o símbolo onipresente do Olho Que Tudo Vê dentro de um 
triângulo. No entanto, o título do livro é ainda mais revelador. 

O título do livro, "Annuls of Percelsus", diz basicamente aos telespectadores: "Este filme é baseado na filosofia hermética e na alquimia". Percelsus foi um dos ocultistas mais famosos do Renascimento. Seu trabalho no campo do hermetismo, alquimia e medicina ainda é minuciosamente estudado até hoje, em praticamente todos os círculos ocultistas.


"Em qualquer assunto de Realização e Ritual, Percelsus é uma autoridade mágica imponente. Ninguém tem realizado obras maiores do que as suas, e por essa mesma razão ele esconde a virtude de cerimônias e somente ensina em sua filosofia oculta a existência desse agente magnético que é a onipotência da vontade, ele resume também toda a ciência de caracteres em dois sinais, as estrelas macro e microscópica. Era suficiente para os adeptos, e era importante não iniciar o vulgar. Percelsus, portanto, não ensinou o Ritual, mas ele praticou, e sua prática foi uma seqüência de milagres." 

 - Eliphas Levi, Rituel de la Haute Magie
 

 A obra de Percelsus "De Natura Rerum" (1537) é a primeira obra alquímica que menciona a criação de homúnculos. Na verdade, ela descreve uma técnica para criar um "homenzinho" utilizando esterco de cavalo e esperma humano.

O conceito de criação de homúnculos posteriormente apareceu em outros textos ocultos seminais, como a obra Rosacruziana "Casamento Alquímico de Christian Rosenkreutz" (1616) e de Johann Wolfgang von Goethe, "Faust - Parte 2" (a lenda alemã sobre um homem que faz um pacto com o diabo). Mais recentemente, Aleister Crowley e seus seguidores ficaram obcecados com a criação de um homúnculo  (Crowley usava o termo "Moonchild"). Crowley até mesmo acrescentou a criação de um homúnculo como uma "instrução secreta" quando se iniciou ao 10º grau na OTO (uma sociedade secreta ocultista).

Com essa referência , "9", portanto, bate em uma parte crucial do ocultismo ocidental.

 Gravura do século 19 representando a criação de 
um homúnculo em "Faust parte II", de Goethe.

 Em "9", os bonecos de pano leem "Annuls of Peracelsus" e 
encontram um desenho que documenta a sua criação. Esse desenho
 foi provavelmente inspirado na gravura de Faust acima. 

Além da criação de um homúnculo, o filme inclui também outras partes da pesquisa de Peracelsus, tais como o uso de Talismãs mágicos carregados e uma ferramenta que Peracelsus utilizou para tratar os pacientes. 

Entender que a história por trás de "9" está mergulhada no ocultismo antigo dá ao enredo do filme uma cor específica: ele descreve o mundo como visto pelos membros de sociedades secretas ocultistas. A evolução dos personagens em "9" diz tudo. 

Os Personagens 

Os heróis do filme são nove bonecos de pano criados por um cientista que infundiu alma dentro deles, a fim de dar-lhes vida. Ele, então, morreu, junto com o resto da humanidade. Cada um dos bonecos de pano incorpora uma parte da alma do cientista e personifica um de seus traço. Em uma escala maior, cada um desses bonecos de pano representa um grupo dentro da humanidade como um todo. O destino de cada boneco representa o que os ocultistas preveem que acontecerá na Era de Hórus. 

1: O Papa 

Os bonecos de pano são nomeados e numerados na ordem em que são criados, então 1 é o mais antigo do grupo. Sua posição de autoridade e as suas vestes distintivas fazem dele o líder do grupo. Dado o seu traje, é bastante claro que 1 representa o poder e a autoridade da Igreja Católica (e as religiões em geral).
 
 1 usa uma capa e detém um cetro, símbolos de poder. Em seu 
chapéu está amarrada uma moeda, simbolizando a riqueza da Igreja.


1 é teimoso, medroso, dogmático, covarde, e mente pequena. Em suma, ele representa todos os defeitos da Igreja como percebido pelos grupos ocultistas de elite. Na primeira parte do filme, uma força todos os bonecos se esconderem em uma catedral decrépita, desencorajando seus seguidores para se aventurarem fora dela. Ele quer que seus seguidores fiquem escondidos e ignorantes visto que ele acredita que isso é a melhor maneira de permanecer vivo. 

À medida que o filme avança, no entanto, 1 perde a sua autoridade, seu cetro e sua capa. Ele até perde a moeda em seu chapéu. Esse período de transição, em última análise, representa a queda das religiões na Era de Hórus e sua perda de poder, riqueza e autoridade. 

  Em um momento, a Catedral de 1 é atacada por robôs de um olho 
só, tocando fogo nela, forçando o grupo a se esconder na biblioteca.
 É difícil encontrar uma imagem mais reveladora que represente 
a queda das religiões no limiar de uma nova era.

Depois que a Catedral é queimada, o grupo se esconde na Biblioteca. Lá eles descobrem "Annuls of Peracelsus", um livro de ocultismo descrevendo a criação dos bonecos de pano. 1 é contra os bonecos lerem esse livro. 

 Quando os bonecos abrem o livro Peracelsus, 1 rasga a página que descreve a sua criação. 

 Em um momento, 1 diz:


 "A ciência das Trevas. O que esse lixo inútil faz por nós? Esqueça!"
 

 Para tal, 9 responde: 


- Você sabe de alguma coisa. O que você sabe?
 

1 responde: 


- Eu sei o suficiente para deixar o antigo mal deles apodrecer. Olha o que eles fizeram conosco.
 
  
Será que essa cena representa elites religiosas segurando conhecimento oculto enquanto proíbem seus seguidores de procurá-lo? 1 fala exatamente como as sociedades secretas veem a Igreja e como eles querem que o mundo veja a Igreja... a fim de abandoná-la.

9: O portador da Luz

9 é o herói do filme. Não diferente de 1, ele também está associado a um objeto que tem um significado pesado: uma lâmpada em uma vara . 

  O poster do filme retrata 9 segurando a lanterna elétrica. Note que 
a data de lançamento do filme foi 9-9-09 , um olá para a numerologia
 ocultista e um dos flertes do filmes com o número da besta, 666. 

9 é praticamente o oposto do 1. Ele é o mais jovem do grupo, intrépido, corajoso, curioso, e resolveu resolver seus problemas pelos seus próprios meios. Em suma, ele é como os grupos ocultistas se enxergam. 9 também tem o emblema favorito de escolas de mistério, uma tocha acesa - um olá para Prometeu, o portador do fogo (conhecimento divino) para a humanidade.

  "Prometeu traz Fogo", por Heinrich Friedrich Füger. 

A versão judaico-cristã de Prometeu é Lúcifer, que é uma palavra latina que significa  portador da luz". 9 representa a interpretação de Lúcifer das Escolas de Mistérios: Um salvador que "iniciou" a humanidade para o conhecimento divino e abriu um caminho para a divindade (Lúcifer deu a Adão e Eva o conhecimento do bem e do mal) .

Enquanto 1 aparentemente aguarda uma intervenção divina para salvar o mundo, 9 representa o conceito Luciferiano/Prometeniano de alcançar a divindade através de nossos próprios meios. No final do filme, 9 faz exatamente isso e ainda traz a vida de volta na Terra.

Neste filme, que se passa em um período de transição da humanidade - entre a Era de Osíris e a Era de Hórus - 9 simbolicamente representa o princípio luciferiano de derrubar religiões tradicionais... e salvar o mundo. 

Outros Personagens Notáveis 
 
 6 é um visionário obcecado com um símbolo que acaba por ser o 
talismã necessário para guardar os bonecos. Se você olhar atentamente
 para os esboços de 6, você pode notar que eles contêm três 6.

  5 é um inventor que perdeu um olho. Na verdade, ele diz a certa 
altura: "Na verdade eu não me importo de ter um olho. É mais fácil para 
mim, posso me concentrar em uma coisa de cada vez, entende...? "Ele
 é um dos muitos "olás" para os sinais do "um olho" no filme. Na 
verdade, todos os robôs do mal no filme também tem um olho. 


Aqui está um robô do mal com um olho só.

Aqui está outro robô caolho do mal. Em suma, se você estiver olhando 
aos bonecos de pano ou aos robôs, há sempre alguma coisa relacionada
 ao "um olho" só acontecendo. É uma maneira de dizer que todo o
 filme é uma mensagem da elite oculta?

  3 e 4 são gêmeos e trabalham de historiador e arquivista. 7 é uma guerreira 
destemida e a única mulher do grupo. Esses três personagens rejeitaram a
 regra de 1 na Catedral e buscaram refúgio na Biblioteca, o lugar onde todo o 
conhecimento (incluindo o conhecimento oculto) é armazenado. Quando a 
Catedral é queimada, todas os bonecos (incluindo 1) escondem na Biblioteca. 
Mais uma vez, o conhecimento e a coragem são retratados como 
o oposto de 1, o representante da religião.

 O Expurgo para Salvar a Humanidade 

Os bonecos fogem da Catedral que se queima e buscam refúgio na Biblioteca, onde 3, 4 (o historiador e arquivista) e 7 (a guerreira) já vivem.

Essa parte da história é reveladora porque representa a "evolução" que as sociedades secretas ocultistas querem ver no mundo. Desde o tempo dos Cavaleiro Templários, sociedades secretas ocultistas têm acusado a Igreja de sufocar conhecimento, ciência e progresso. É difícil encontrar um escritor oculto que não extensivamente denuncia o papel da Igreja em censurar conhecimento oculto e punir aqueles que o ensinavam ou praticavam. O movimento da Catedral para a Biblioteca representa, portanto, o abandono das religiões para o conhecimento.

Mudar-se para a Biblioteca não é, contudo, suficiente. Os robôs ainda encontram os bonecos e os atacam. No final, os sacrifícios devem ser feitos e alguns elementos devem ser "eliminados" para que o grupo sobreviva. 

A elite oculta enxerga a evolução da humanidade como um processo alquímico em curso. O objetivo da alquimia é transformar metais brutos em ouro e acredita-se que a humanidade precisa se transformar usando o mesmo processo. A primeira fase da Grande Obra alquímica é chamada Nigredo - escurecimento. Essa fase representa o processo de queima, transformando a matéria-prima em cinzas negras, a fim de quebrá-la e removê-la de suas impurezas. Em "9", o mundo está indo definitivamente pela fase Nigredo: está escuro, queimado e em ruínas. 

O final do filme é também extremamente simbólico. 9 cria uma fogueira na forma de uma estrela de cinco pontas para libertar as almas dos bonecos que foram mortos pelos robôs.

  9 cria uma fogueira que vai libertar as almas de 1, 2, 5 e 8. Na Nova Era, 
os ocultistas acreditam que alguns elementos da humanidade devem ser 
"purificados". Embora eles possam ter sido úteis durante o período
 anterior, eles são agora considerados ultrapassados. 

  Os quatro bonecos que permanecem vivos para ver a Nova Era
 são 9, 7, 3 e 4... por coincidência, os quatro que desafiaram a regra
  de 1. Essa é basicamente a mensagem de todo o filme. 

Depois da fogueira, 7 pergunta a 9:


"O que acontece em seguida?" "Eu não sei exatamente. Mas esse mundo é nosso agora. É o que fazemos dele."
 


Em seguida, começa a chover e nós vemos os organismos vivos nas gotas de água. O expurgo permitiu a vida ser trazida de volta para a Terra e somente os representantes do princípio luciferiano sobreviveram. 

Conclusão

Quando damos um primeiro olhar, superficial, ao filme "9" e seu material promocional, somos inclinados a pensar que é um filme infantil, com  um toque um pouco "dark". Os críticos resumiram o filme como sendo "bonitinho com pouca substância". Eles podem ter entendido a mensagem de que muita tecnologia é ruim, mas a verdadeira mensagem esotérica, e mais profunda, foi provavelmente perdida pela maioria. 
 
No entanto, quando se entende o conhecimento por trás usado para construir o enredo, as referências ocultas e a filosofia global do filme, é fácil ver uma dimensão inteiramente diferente para o filme. "9" fala sobre a humanidade atravessar um período de transição, abraçando um salvador Prometeniano/Luciferiano e destruir o Estado de poderes tradicionais, como a religião. 

Aleister Crowley acredita que esse período de transição é agora. Ele chamou essa nova era de Aeon de Hórus. Hórus era o filho de Osíris e Ísis, e, por essa razão , acredita-se que a humanidade está a tomar as características de uma criança. Depois de encontrar a "Raiz da Revelação", em um museu egípcio (era a exposição nº 666 ), Crowley escreveu o seguinte sobre a vindoura Nova Era:
 

 "Hórus rege o presente período de 2,000 anos, começando em 1904. Em todos os lugares seu governo está criando raízes. Observem vocês mesmos a queda do senso de pecado, o crescimento da inocência e da irresponsabilidade, as estranhas modificações do instinto reprodutivo com tendência a tornar-se bissexual ou hermafrodita, a confiança infantil no progresso combinado com medo pesadelo da catástrofe, contra os quais estamos ainda metade dispostos a tomar precauções.

Considere o afloramento das ditaduras, possível somente quando o crescimento moral está em seus estágios iniciais, e a prevalência dos cultos infantis como Comunismo, Fascismo, Pacifismo, Doenças Mentais, Ocultismo, em quase todas as suas formas, religiões sentimentalizadas ao ponto de extinção prática.

Considere a popularidade do cinema, o rádio, as associações de futebol e competições de adivinhação, todos os dispositivos para acalmar bebês irritadiços, nenhuma semente de finalidade neles.

Considere o esporte, o entusiasmo infantil e a fúria que ele provoca, nações inteiras perturbadas por disputas entre garotos.

Considere a guerra, as atrocidades que ocorrem diariamente e deixam-nos impassíveis e dificilmente preocupados.

 Somos crianças."

 - Aleister Crowley, Book of the Law on New Aeon/Age of Horus

Isto é o que o filme "9" mostra. Mas há uma pergunta que o filme não responde: a humanidade está organicamente entrando nessa fase da História ou está sendo forçada e provocada pelos poderes constituídos a fim de que alcancem sua própria "Grande Obra"? 

Fonte: VC
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...