quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

E agora: a Alianza

Na indiferença geral dos media, Colômbia, Chile, México e Peru nas últimas semanas assinaram um acordo que elimina, com acção imediata, as taxas aduaneiras sobre 92% dos produtos comerciais, com a intenção de aumentar o comércio e conquistar os mercados da região da Ásia- Pacífico, atraindo também o investimento estrangeiro.

Liberalização para o capital e as pessoas, que podem viajar sem visto.

O acordo sobre o tratado de livre comércio foi assinado durante uma cerimonia na cidade de Cartagena, na presença dos presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, do Chile, Sebastián Piñera, do Peru, Ollanta Humala, e do México, Enrique Peña Nieto .
O acordo, em parte, contrasta com o proteccionismo de outras economias da região e marca um passo decisivo para a Alianza del Pacífico formada há um ano em Lima pelos quatro Países que querem manter e aumentar os acordos de livre comércio com algumas das principais economias do mundo, como Estados Unidos, União Europeia e China, em concorrência com outras alianças continentais.

Juan Manuel Santos afirma que o tratado vai permitir que os quatro Países possam enfrentar a crise financeira internacional com menos risco:


Este protocolo vai tornar as nossas economias mais competitivas, com crescimento mais rápido e criação de mais postos de trabalho


A Aliança, que também prevê a eliminação gradual dos restantes 8 %  das taxas, agrupa actualmente uma população de 212 milhões de pessoas e é responsável por 36% do produto interno bruto da região da América Latina e do Caribe, exportadora de matérias-primas como petróleo, minerais e produtos agrícolas.

Peña Nieto:


Este protocolo é o mecanismo mais inovador de integração que o México assinou desde o acordo de livre comércio com a América do Norte.
Outros Países já manifestaram o desejo de participar do novo bloco, que suspendeu os vistos de imigração para facilitar o trânsito dos cidadãos dos Países parceiros.



A Alianza del Pacifico segundo a Organização Mundial do Comércio

Os defensores da Aliança sublinham que este não é um acordo ideológico, muito menos em contraste com outros blocos regionais formados nos últimos 15 anos. Mas é claro para todos que esta é uma medida preventiva contra a avançada do Mercosul (cujos membros são Argentina, Brasil, Venezuela, Uruguai, Paraguai, apesar deste último ter sido suspenso nos últimos meses) e da Alba (Venezuela, Bolívia, Cuba, Equador e Nicarágua), fortemente apoiado pelo ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Não é um acordo ideológico, mas a Aliança reúne a Colômbia, uma espécie de protectorado dos Estados Unidos, o Peru do ex-militar ultra-nacionalista Ollanta Humala, do Chile de Sebastián Piñera (empreendedor e irmão do ministro do trabalho durante a ditadura de Pinochet) e o México, a fábrica de droga dos EUA. Não é preciso muito para entender que a Aliança não irá seguir as ideias de Che Guevara.

Portanto, se dum lado aplaude-se a promoção dum mercado que consiga reforçar as economias da América do Sul, do outro não é possível não ver nisso o prolongamento no plano do mercado duma divisão também ideológica que, de facto, existe e é patente.

Provavelmente estamos perante duma manobra que tem vários objectivos: reforçar a influência dos Estados Unidos na América do Sul (algo que sofreu duros revés nas últimas décadas), introduzir no continente uma plataforma que consinta uma mais profícua expansão das multinacionais norte-americanas na mesma região, e, claro está, o divide et impera no qual Washington sempre foi eximia.

Ipse dixit.

Referência:
Informação Incorrecta
Fontes:  Contropaino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...