quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Apagão atinge todos os Estados do Nordeste

Cidades dos nove Estados da região tiveram problemas no fornecimento de energia; luz já voltou em algumas regiões


Um blecaute atingiu diversas cidades dos nove Estados do Nordeste na tarde desta quarta-feira (28). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu às 15h03. Cidades do Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte foram atingidas pelo apagão. 
 
Líbia Florentino\LeiaJáImagens
Semáforo apagado em cruzamento no Recife, nesta quarta-feira (28)
 
De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte e a empresa ainda trabalha para restaurar a energia em todos os pontos e apurar as causas do blecaute. Até a sede da empresa de energia, no Recife, ficou sem energia. 
 
A Chesf é responsável pelo abastecimento de energia de 8 dos 9 Estados do Nordeste.
 
O ONS afirmou que avalia a dimensão do apagão e que técnicos trabalham no momento para o restabelecimento total do fornecimento de energia e, em seguida, farão um diagnóstico da causa do apagão. Segundo o órgão, às 16h30, a energia de sete capitais havia sido restabelecida .
 
O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou que também acompanha, atentamente, a ocorrência do corte do fornecimento de energia elétrica. De acordo com a assessoria do MME, o ministro Edison Lobão, que está no Rio, determinou que a prioridade é o restabelecimento do sistema. 
 
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje. O trânsito no centro das principais cidades ficou complicado, com os sinais de trânsito apagados. Hospitais nas capitais que não contam com geradores cancelaram cirurgias de emergências até a retomada do abastecimento. 
 
A comunicação também enfrenta problemas na região. Operadoras de telefonia e internet estão dificuldades na transmissão de voz e dados desde o início do apagão. "Mesmo com o acionamento de geradores de energia e baterias da operadora, os clientes podem ter problemas para fazer e receber ligações e acessar a internet", informou a Telefônica Vivo. 
 
A operadora de telefonia TIM também afirmou em comunicado que os clientes sofrem as consequências do blecaute. "Em função da falha de energia elétrica no Nordeste, alguns clientes da região poderão encontrar dificuldades para utilizar os serviços da companhia", afirmou.
 
Em Pernambuco , faltou energia em todo o Estado. Segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) ainda não há detalhes sobre o caso. O metrô, que circula na região metropolitana do Recife, também ficou parado. A Celpe distribui energia para 3,2 milhões de clientes, em 184 municípios. 
Em Alagoas foi registrada queda de energia em vários bairros de Maceió e também de Arapiraca. 
 
No Rio Grande do Norte, a queda de energia apagou todos os semáforos da capital, Natal. No Maranhão, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informou que 24 municípios ficaram sem energia elétrica. Ao todo 229.648 unidades consumidoras ficaram sem energia entre 15h08 e 16h10.
 
Segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), um problema no Sistema Interligado Nacional (SIN) foi registrado e provocou interrupção do fornecimento de energia em todo o Estado do Ceará nesta tarde. A empresa confirma que outros Estados do Nordeste apresentaram o mesmo problema e que as causas estão sendo apuradas. 

Entre setembro e dezembro do ano passado, uma série de apagões do setor elétrico atingiu Estados brasileiros. O primeiro, em 22 de setembro de 2012, cortou o fornecimento de energia de toda a região Nordeste, Pará e Tocantins. O último, em 15 de dezembro de 2012, atingiu 12 Estados do Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. 

Fonte: IG Último Segundo

* Com Reuters, Agência Brasil e Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...