sábado, 17 de agosto de 2013

Brasil terá centro de certificação de hardware para evitar espionagem

Instituição deverá classificar equipamentos como "seguros" ou "não seguros" para utilização em redes do governo.

Equipamento de rede utilizado no Brasil passará a ser certificado.
(Fonte da imagem: Reprodução/Portal 91)

Além de anunciar o lançamento de um satélite de uso exclusivo do governo para comunicações, o Brasil deve montar, até 2014, um centro de certificação de hardware que possa evitar a utilização de equipamentos que tenham qualquer brecha de segurança capaz de possibilitar espionagem.

A medida é mais uma ação do governo para impedir que casos como os denunciados por Edward Snowden de espionagem norte-americana no país voltem a acontecer.

Esse centro de certificação deve funcionar mais ou menos como a Anatel quando homologa aparelhos celulares, por exemplo, para a utilização no Brasil. 

Uma instituição que selecione equipamentos seguros para serem utilizados em redes brasileiras se mostra necessária porque a indústria nacional ainda não consegue produzir todo o hardware que é utilizado nessas estruturas.

Assim, não há como o governo obrigar todos os fabricantes a seguir determinado padrão nas linhas de montagem.

O chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, general Sinclair Mayer, fez o anúncio da criação desse centro de certificação em uma audiência pública na Câmara dos Deputados nesta semana, considerando que a instituição traria mais segurança para o país nesse sentido.


Marco Civil da Internet mais avançado


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, também participou da audiência pública e disse ter certeza que os EUA fazem um monitoramento de dados na internet muito mais profundo que apenas a coleta de metadados. Por conta disso, o ministro sugeriu que o Marco Civil da Internet seja mais avançado nesse sentido.

Uma das mediadas que poderia ser incluídas nesse marco civil, segundo Bernardo, é a obrigação para empresas de internet armazenarem seus dados em data-centers em solo nacional. Assim, companhias como Google e Facebook teriam que manter estruturas de rede no Brasil, longe do alcance dos EUA.

O ministro cita como exemplo a Alemanha, que decretou uma medida semelhante após ser informada da espionagem norte-americana por lá.

Tentativas de invasão dos data-centers do governo 


O diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (Dsic), Raphael Mandarino Júnior, comentou na audiência sobre alguns dados de tentativas de invasão e roubo de informações dos data-centers do governo.

Segundo ele, são algo em torno de 2,1 mil incidentes por hora analisados por sua equipe. Fora isso, cerca de 60 casos mais graves são encaminhados para um pessoal especializado resolver. Sendo assim, não é possível ignorar as ameaças de espionagem.

O diretor do Dsic comentou ainda que seu departamento, em parceira com a Agência Brasileira de Inteligência, tem desenvolvido algoritmos de segurança tão eficientes que já estão em uso há 12 anos sem nunca terem sofrido qualquer quebra de código, mantendo as redes do governo em segurança.

Fonte: Agência Brasil
Via: TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...