Celulares e computadores defeituosos vão contar com troca "imediata"
Decreto do governo também abrange outros produtos considerados essenciais, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar.
(Fonte da imagem: Reprodução/MundoBit)
Nesta semana, um novo decreto do Governo Federal brasileiro foi aprovado, aumentando os direitos de compradores de aparelhos eletrônicos que forem entregues com qualquer tipo de defeito. A iniciativa também está abrangendo celulares, notebooks, geladeiras, máquinas de lavar e fogões de todos os modelos ou marcas.
Por conta dessa iniciativa, você vai ter o direito de realizar uma troca que está sendo chamada de imediata. No entanto, as empresas que ofertam os aparelhos eletrônicos continuam tendo um prazo para resolver a questão, que agora é de no máximo 10 dias (ou 15 para cidades do interior) — atualmente, as companhias podiam levar um mês para resolver a questão.
Algumas regras importantes
Contudo, é claro que a troca não pode ser feita de maneira leviana. Em primeiro lugar, somente os produtos que apresentarem problemas até 90 dias depois da compra podem ser levado às empresas vendedoras. Além disso, aparelhos essenciais — como geladeiras, por exemplo — devem ser substituídos sem o prazo de 10 ou 15 dias.
Assim como o Código do Consumidor garante, você também tem o direito de pedir a devolução do dinheiro pago ou abatimento do valor na compra de outros aparelhos. Os estabelecimentos que desrespeitarem as novas regras estão sujeitos a receberem multas que vão de R$ 200 até R$ 6 milhões, dependendo do caso.
Apesar de aprovado, o decreto deve entrar em vigor somente no primeiro semestre de 2014, sendo que as empresas têm esses meses para se adequar às novas regras — situação que é uma vitória, já que a negociação com os representantes da indústria foi bastante dura, por conta dos prazos mais curtos.
Fontes: Folha de S. Paulo , MundoBit
Leia Também:
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.
DIREITOS AUTORAIS
Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.
ART.220
Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)
No Ar
Blog inaugurado dia (27/07/2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:
◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.
Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.