segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Descoberta faz com que a criptografia seja considerada menos segura

Mesmo com a novidade, desvendar códigos criptografados pode ser algo que leve uma quantidade absurdamente enorme de anos.
 
(Fonte da imagem: Reprodução/Cleanzone)
 
Se você é uma pessoa ligada em segurança digital, sabe que uma das melhores maneiras de proteger uma mensagem ou arquivo, por exemplo, é por meio da criptografia. Utilizando esse método, você impede que pessoas acessem informações utilizando de força bruta — e isso quer dizer que elas não conseguem desvendar o código eliminando todas as alternativas possíveis através de erros e acertos, já que isso levaria bilhões de anos mesmo com um PC.

Contudo, uma novidade descoberta por engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (mais conhecido pela sigla em inglês, MIT) e da Universidade Nacional da Irlanda, fez com que a criptografia fosse considerada menos segura do que se pensava.

Tudo começou com um estudo de como a linguagem funciona, sendo que os caracteres devem ser colocados em sequência para que signifiquem alguma coisa.

 

Questão de ponto de vista


A vantagem da criptografia é a “bagunça” que ela faz nesses caracteres, fazendo com que a informação fique o mais disforme possível, resultando em um processo de descodificação realmente complicado. Dessa maneira, a relação entre o código avaliado e a real mensagem é extremamente difícil de ser identificado — problema “impulsionado” pelo conceito de entropia que era usado desde a década de 1950.

No entanto, o pessoal do MIT e da Universidade Nacional da Irlanda começou a utilizar outros tipos de entropia — que, em uma explicação "curta e grossa", é uma maneira diferente de se encarar a linguagem. Eles podem fazer isso partindo do pressuposto de que a letra mais repetida do inglês (a E) também seria o símbolo mais repetido em uma criptografia, fazendo com que o código fique consideravelmente mais fácil de ser desvendados (e isto é somente uma das possibilidades).

 

Resultados bem direitos...



(Fonte da imagem: Reprodução/FNBC)
 
É lógico que essa ideia é um pouco rudimentar, por assim dizer, mas partindo de novo “ângulos” os computadores podem trabalhar por meio de força bruta e fazer com que a criptografia seja quebrada em menos tempo. 
 
Com isso, no lugar de bilhões de anos, o processo de descoberta iria levar milhões — substituindo o “impossível” por “praticamente impossível”, o que é um avanço considerável.

A descoberta pode parecer muito simples, mas ela é realmente difícil de ser aplicada. 

Além disso, os resultados obtidos podem fazer com que diversos sistemas de segurança sejam revistos, já que criptografias mais simples podem ser quebradas com maior facilidade — coisa que pode prejudicar a sua senha do cartão de crédito, por exemplo. Com isso, a pesquisa vai ser de grande ajuda para fazer com que a criptografia seja ainda mais imbatível.

Fontes: Extremetech, MIT
Via: TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...