segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Porque é tão difícil manter um email seguro?

Alguns dados nunca estarão protegidos, mesmo que o conteúdo da mensagem seja criptografado.

(Fonte da imagem: Reprodução/CSMRES)
 
A Silent Circle, uma empresa que oferece privacidade para alguns canais de comunicação, está encerrando seus serviços de segurança para emails no início desde mês. O motivo é por precaução, já que, com o crescimento dos poderes da agência americana de segurança nacional (NSA), tornou-se impossível manter suas promessas para os usuários.

O movimento da Silent Circle segue o fechamento do Lavabit, um serviço similar que havia sido usado por Edward Snowden – responsável por vazamentos de informações da NSA. O fundador da empresa, Ladar Levison, divulgou publicamente que ele havia recebido ordens do governo para entregar os dados e estava sendo forçado a “tornar-se cúmplice de crimes contra o povo americano”.


Emails nunca são seguros

 
A pergunta que fica é: porque é tão difícil proteger um email? Louis Kowolowski, do Silent Circle, tentou explicar em um post em seu blog. Kowolowski afirma que clientes desktop são mais seguros do que webmails, mas, mesmo assim há algumas informações que não podem ser protegidas.
 
É possível, com esforço, proteger o conteúdo de uma mensagem, mas metadados não podem ser criptografados se o serviço de email é compatível com os protocolos de mensagens atuais. Isso significa que dados como o endereço do IP do remetente; os campos “de”, “para” e “assunto”; além de horário e fuso horário, podem ser capturados, independente se o email foi criptografado ou não.
 
Além disso, com um ordem conhecida como “Carta de Segurança Nacional”, o governo americano pode exigir que os provedores de email entreguem informações, além de obrigá-los a aderir a uma ordem de mordaça.


Outras formas mais seguras

 
De acordo com Kowolowski, o vazamento de informações de email envolve quem está se comunicando e por quantas vezes. “Essa informação pode ser tão prejudicial quanto o conteúdo do email”, informa o especialista.
 
Kowolowski afirma que mensagens de texto (SMS), ligações e mensagens instantâneas são mais fáceis de proteger do que o email. O Silent Circle continua a oferecer segurança para ligações e mensagens SMS, mas parece que proteger emails é uma tarefa impossível nos dias de hoje.

Fontes: The Verge 
Via: TecMundo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...