sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Inflação da baixa renda acumula alta de 5,84% em 12 meses, diz FGV

Em julho, IPC-C1 teve deflação de 0,29%, puxada pelas tarifas de ônibus.
No acumulado, Inflação da baixa renda é maior do que a oficial (IPCA).


Do G1, em São Paulo

Os preços para a população de baixa renda ficaram menores em julho, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada nesta sexta-feira (9).

O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que mede a variação de preços para famílias com renda de até 2,5 salários mínimos mensais, mostrou deflação 0,29% no mês passado, após uma alta de 0,33% em junho.

Com este resultado, o indicador acumula alta de 2,74% no ano e, de 5,84% em 12 meses. O teto da meta de inflação do governo federal, que utiliza o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE, como base, é de 6,5%.

Em julho, segundo divulgado pelo IBGE, o IPCA acumulou alta menor que a do IPC-C1, de 6,27%.

Em julho, o IPC-BR (das famílias com renda de até 33 salários) registrou variação negativa de 0,17% e, em 12 meses, acumulou alta de 5,80%, nível abaixo do registrado pela inflação da baixa renda.

Os principais responsáveis pela deflação do indicador em julho foram os transportes, refletindo a redução nas passagens de ônibus, que caíram, na média das capitais, 2,38%. 

Esse grupo registrou deflação de 1,54% no mês, seguindo uma alta de 0,8% em junho.

Também ficaram menores, na passagem de junho para julho, as taxas dos grupos alimentação (de -0,22% para -0,54%); habitação (de 0,67% para 0,29%); vestuário (de 0,51% para -1,04%); saúde e cuidados pessoais (de 0,39% para 0,26%); e comunicação (de 0,29% para 0,05%).

Destaque para os recuos registrados nas taxas de hortaliças e legumes (de -6,60% para -12,35%), tarifa de eletricidade residencial (de 0,83% para -0,37%), roupas (de 0,75% para -1,29%), medicamentos em geral (de 0,22% para 0,09%) e tarifa de telefone móvel (de 0,89% para 0,44%).

Na contramão, tiveram aumento as variações de preços de despesas diversas (de 0,29% para 0,44%) e educação, leitura e recreação (de 0,31% para 0,48%), com as principais influências partindo de alimentos para animais domésticos (de 0,02% para 1,69%) e hotel (de -0,58% para 2,73%).

Veja aqui: G1 Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...