terça-feira, 13 de agosto de 2013

Processo de paz recomeça sob a sombra dos assentamentos israelenses

Por Crispian Balmer
 
JERUSALÉM, 13 Ago (Reuters) - A dez minutos de carro do local reservado para a retomada na quarta-feira do processo de paz do Oriente Médio, escavadeiras israelenses estão ocupadas mexendo no terreno que os palestinos reivindicam como parte do seu futuro Estado.
 
Moradias para colonos judeus estão surgindo em toda Jerusalém Oriental, e vias importantes estão sendo abertas para dar acesso a assentamentos na Cisjordânia ocupada. Israel acaba de autorizar a construção de 3.100 novos imóveis nos territórios conquistados na Guerra dos Seis Dias, em 1967.
 
A incessante atividade numa terra que está no centro do conflito gera sérias dúvidas sobre as chances de sucesso do novo processo de paz mediado pelos EUA, após um hiato de três anos nas negociações, motivado justamente pela insistência de Israel em construir novas casas para os colonos.
 
"A solução com dois Estados por enquanto é inalcançável", disse Dani Dayan, ex-presidente da associação dos colonos judeus, argumentando que um eventual acordo que fosse palatável aos palestinos seria inviável para os israelenses, pois envolveria a retirada de um número muito grande de colonos.
 
O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, principal artífice da retomada do processo de paz, admite que esse é um problema grave, mas diz que há tempo para resolvê-lo.
 
"O que isso salienta é a importância de irmos para a mesa, chegar rapidamente à mesa", disse ele a jornalistas durante visita à Colômbia na segunda-feira, comentando uma série de planos urbanísticos anunciados por Israel antes da nova rodada de negociações.
 
Israel respondeu às críticas dizendo que os novos imóveis serão construídos em áreas que o país pretende reter para si após um eventual acordo.
 
Mas as cifras impressionam. Em 2010, quando os palestinos se retiraram das negociações, havia 311.110 israelenses morando na Cisjordânia. Hoje, segundo a Rádio do Exército, há 367 mil.
 
Levando-se em conta também Jerusalém Oriental, o número de israelenses vivendo fora das fronteiras anteriores a 1967 chega a quase 600 mil. Poucos deles estariam dispostos a deixar seus lares como parte de um acordo de paz.
 
Após uma rodada inicial no final de julho em Washington, as discussões começam para valer na quarta-feira num hotel de Jerusalém, contrapondo a ministra israelense da Justiça, Tzipi Livni, ao mediador palestino Saeb Erekat.
 
O encontro seguinte, dentro de mais algumas semanas, está marcado para Jericó, na Cisjordânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...