sábado, 14 de setembro de 2013

Enquanto Obama resmunga, Putin prepara viagem ao Irã

Presidente americano divulga comunicado com promessas que, segundo o próprio pacto firmado com a Rússia, ele dificilmente poderá cumprir.

 Putin e Obama: presidente russo saiu vitorioso após pacto sobre a guerra na Síria
(Jason Reed/Reuters)
 
O presidente dos Estados Unidos Barack Obama voltou a dizer que a possibilidade de ação militar na Síria ainda está 'na mesa', mesmo após o pacto firmado com a Rússia na manhã deste sábado. "Se a diplomacia falhar, os Estados Unidos continuam preparados para agir", disse o presidente, em comunicado feito horas após a assinatura do acordo.

Contudo, a credibilidade de Obama dentro e fora de seu país em relação à política externa nunca foi tão baixa — a ponto de grande parte da população norte-americana considerá-lo "fraco e hesitante" em pesquisa divulgada na última semana.

Enquanto Obama hesita, o presidente russo Vladmir Putin se move para reforçar a posição estratégica de seu país no Oriente Médio depois de sua espetacular vitória diplomática — uma vez que recaem sobre ele os méritos do acordo firmado neste sábado.

Em seu comunicado, Obama fez mais promessas: disse que a Síria será responsabilizada se não cumprir o acordo de entregar seu arsenal químico. "Eu decidi que os Estados Unidos precisam agir para deter o regime sírio do uso de armas químicas, destruir sua habilidade de usá-las e deixar claro ao mundo que não vamos tolerá-las", escreveu o presidente. 

Mas, enquanto Obama abusa da retórica, Putin parte para a ação. Depois de conseguir aprovar, em seus termos, o acordo de recolhimento de armas na Síria, o líder russo acertou uma viagem ao Irã para discutir o programa nuclear.

O convite foi feito por Teerã logo após o anúncio do pacto, informou a agência de notícias iraniana Fars. A reportagem afirma ainda que o presidente iraniano Hassan Rohani acredita que a iniciativa russa na questão síria "aumenta esperanças" de que uma nova guerra na região seja evitada. Em resposta, Putin afirmou que o Irã é "um bom vizinho".

O jornal britânico 'Financial Times' publicou uma análise na tarde deste sábado constatando a vitória russa nas tratativas diplomáticas.

O FT ressalta que, mesmo que a Síria não cumpra o acordo de entrega de suas armas nos próximos nove meses, isso não significará que o país será imediatamente atacado. O texto prevê que uma nova reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) ocorra para votar sobre a possibilidade de uma ofensiva.

Contudo, para o FT, mais importante que a vitória russa, o resultado dos três dias de reuniões em Genebra evidencia, pela primeira vez, o compartilhamento de informações estratégicas sobre o arsenal sírio entre o Kremlin e a Casa Branca.

A combinação dos dados dos dois países serviu para que se chegasse à conclusão de que o regime de Bashar Assad possui cerca de 1000 toneladas de armas químicas em estoque.
 
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...