quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EUA desenvolvem drone para colocar satélites em órbita

Veículo deve ser capaz de reduzir em dez vezes os custos de se colocar um satélite em órbita ao utilizar dois motores em estrutura autônoma — a qual pode ser reutilizada em período de apenas um dia.
 
 (Fonte da imagem: Reprodução/Darpa)
 
Alçar satélites à órbita da Terra é um processo um tanto mais oneroso do que uma cabeça leiga poderia considerar. De fato, trata-se de varas centenas de milhões de dólares em um lançamento típico. Mas a DARPA (Agência de Projetos Avançados de Pesquisa de Defesa, na sigla em inglês) pretende tornar a tarefa drasticamente menos custosa. Como? Utilizando um enorme drone, o XS-1, o qual deve deixar os atuais modelos corados.

De acordo com a proposta, os processos atuais devem se tornar completamente obsoletos — com seus vários meses de preparação e quantias astronômicas despendidas por lançamento. “Nós queremos utilizar tecnologias comprovadas para criar um sistema de transporte espacial confiável, de baixo custo e que possa ser recuperado em apenas um dia”, disse o responsável pelo drone em release oficial.

Por enquanto, só no papel

É claro que a maior parte do projeto ainda não saiu do papel. “Como isso será configurado, como ele será lançado e como retornará, isso tudo ainda está sobre a mesa — nós buscamos as soluções mais práticas e criativas que seja possível.”
 

 

Dessa forma, a fim de coletar as melhores ideias, a DARPA organizará um fórum aberto no dia 7 de outubro, ocasião em que diversos designers devem apresentar projetos possíveis para a concretização do XS-1. Entretanto, propostas devem atentar para os seguintes critérios:

“As metas técnicas principais do XS-1 incluem a capacidade de voar dez vezes em dez dias, de atingir velocidade de Mach 10 ou superior pelo menos uma vez e de lançar uma quantidade substancial de material em órbita. O programa também busca reduzir os custos de acesso ao espaço para cargas menores (entre 3 mil libras e 5 mil libras) em pelo menos dez vezes, custando menos de US$ 5 milhões por voo.”

Um drone com dois motores

Não se pode dizer, entretanto, que a DARPA esteja apenas com um papel em branco sobre a mesa. De fato, pelo menos um conceito inicial já foi proposto, o qual seria formado por duas partes: um motor que aceleraria o veículo até velocidades hipersônicas e faria a estrutura alcançar alturas suborbitais; e um segundo que seria desconectado do drone, tendo a incumbência de colocar, com precisão, a carga em órbita.
 

 
 
Em seguida, o primeiro estágio seria então remetido de volta à Terra para ser reabastecido, recarregado e relançado imediatamente. Naturalmente, todo o processo deveria ocorrer de forma autônoma. De qualquer forma, mesmo um protótipo do XS-1 não deve se concretizar antes de vários anos, ou mesmo décadas.

Referência: TecMundo
Fonte: Darpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...