sábado, 5 de outubro de 2013

NSA tentou e falhou em comprometer o Tor, revela jornal britânico

De acordo com apresentações obtidas pelo The Guardiam, agência americana tem investido contra a rede, mas sem obter muito sucesso.

 
 
As agências de inteligência têm dedicado um tempo significativo para tentar quebrar a criptografia da rede Tor, relata o jornal britânico The Guardian. Mas, de acordo com a publicação, a NSA e a GCHQ, respectivamente a agência de segurança nacional americana e o serviço de inteligência da Inglaterra, não obtiveram sucesso em comprometer o sistema.

O The Guardian teve acesso a uma apresentação em que ambas as entidades afirmam que nunca serão capazes de descobrir a identidade de todos os usuários da rede Tor ao mesmo tempo. Entretanto, segundo as informações, as agências poderiam descobrir a identidade de uma fração muito pequena dos usuários através de análise manual.

 

Impressões digitais


Os documentos também descrevem outros métodos que poderiam comprometer a privacidade dos usuários da rede Tor. O especialista em segurança Bruce Schneier detalhou com a NSA tem explorado vulnerabilidades no Firefox para espionar alvos.

O processo envolve o relacionamento da NSA com provedores de internet dos EUA e mostra que, mesmo que os usuários naveguem anonimamente, é possível obter “impressões digitais” que indicam uma conexão de rede. A NSA, então, insere as tais impressões digitais em seu banco de dados Xkeyscore, que reúne uma ampla faixa de conteúdo de internet e metadados a partir de alvos potenciais.

 

Vulnerabilidades no Firefox


Depois de cruzar as informações sobre os alvos e as conexões Tor, eles procuram uma maneira de comprometer outro software – particularmente o Firefox, que é usado junto com o Tor. A agência de segurança nacional americana pode aproveitar-se do navegador desatualizado, ou de um ataque de pishing para infectar o computador do usuário.

Porém, de acordo com Roger Dingledine, presidente do Tor, é possível focar em alguns usuários com exploits de navegador, mas se isso for feito em larga escala, será possível identificar a movimentação.

Dessa forma, a NSA nunca conseguirá vigiar todos em todos os lugares. “Será preciso ser muito mais seletivo na hora de escolher quem espionar”, afirma Dingledine.

 

Dificultando o acesso


A agência também considerou interromper a própria rede Tor, para tentar descobrir se há alguma forma dificultar o acesso dos usuários à ela. O objetivo era criar “um monte de nós” para tornar a rede muito lenta, degradando com a qualidade do serviço.

Mas, de acordo com os documentos, as agências perceberam que essa não seria uma opção viável, depois de explorar a estrutura da rede. Ao que parece, a rede Tor é forte o suficiente para aguentar as investidas de uma das principais agências de segurança do mundo.

Referência: TecMundo
Fonte: The Guardian, Gizmodo, The Verge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...