Matéria tem um tom apocalíptico e entrevista programadores entusiasmados e assustados com a descoberta.
No dia 2 de novembro de 1988, o worm Morris, o primeiro de sua categoria e uma das primeiras ameaças propagadas pela internet, foi lançado do MIT. Como a rede ainda era uma novidade, o próprio conceito de malwares que se espalhavam com velocidades alarmantes não era conhecido.
E não há forma melhor de celebrar mais um aniversário desse acontecimento do que com o vídeo acima.
Trata-se de uma reportagem de um canal de televisão de Boston sobre tal worm. Mas, assim como as primeiras matérias jornalísticas de informática no Brasil, o tom empregado para descrever a ameaça é bem diferente do que estamos acostumados hoje. "Justamente agora que ficamos tão dependentes dos computadores, agora eles são perseguidos por sabotadores", diz a repórter, de forma bastante apocalíptica.
Antes da revelação de que o Morris foi criado por um universtiário norte-americano, especulava-se até que os responsáveis eram os russos, por conta da Guerra Fria.
A reportagem ainda usa clipes aleatórios para ilustrar a matéria, já que não havia muito o que fazer para cobrir o texto – há trechos de filmes e até alguns segundos do clássico jogo para Atari baseado no filme "E.T. – O Extraterrestre".
O worm viajava por email e atingiu diversas instituições dos Estados Unidos, como a NASA e o próprio MIT. O ataque pode ter ultrapassado as 6 mil máquinas (10% do total existente na época), mas ele não causava dano algum, a não ser uma lentidão fora do comum e ser autorreplicável.
Referência: TecMundo
Fonte: Mashable
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:
◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.
Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.