sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Perguntas e respostas que movem o mundo.

A primeira pergunta feita na Bíblia, teve a intenção de colocar dúvidas na mente humana

Por Wilma Rejane

Estava meditando no livro de Jó, quando parei em um versículo para ler e reler: “Quantas culpas e pecados tenho eu? Notifica-me a minha transgressão e o meu pecado” Jó 11:23. Jó queria saber o motivo de seu sofrimento, o que de tão grave teria feito para merecer tamanha desgraça de perder tudo que tinha e adoecer a ponto de ficar o coro e o osso. Por quê? Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú, conhecidos como “amigos de Jó”, tentaram responder a misteriosa indagação que paira como enigma na existência humana: "por quê?" 

Fato é que homens não conseguem responder questões Divinas, apenas Deus.  A existência humana é uma questão natural, porém vivida de forma sobrenatural: não escolhemos quando, como, onde nascer e a conta de nossos dias está guardada com Deus, Soberano , Onipotente, Onisciente e Onipresente. Além do que, nos movemos em muitas perguntas sem respostas e muitas respostas para uma só pergunta.

Quem responderia os enigmas do sofrimento de Jó? Capítulos e mais  capítulos após  Jó demonstrar inquietação quanto a seu estado de ser santo ou pecador, muitas possibilidades lançadas como dados, Deus responde a Jó: “ Depois disso, o Senhor, do meio do redemoinho respondeu a Jó” Jó 38:1. E sabem o que me chama atenção? É que Deus responde a Jó com uma série de perguntas! E agora Jó? Como conhecer os reais motivos do sofrimento? Jó não tinha respostas para os questionamentos de Deus.

Quando o homem pergunta a Deus, aguarda respostas claras, e quando Deus pergunta ao homem? Ai tudo que nos resta é reconhecer que nada sabemos.  É óbvio que Deus tem todas as respostas, porém o que fica entendido em sua maneira de lidar com Jó é: não cabe a nós conhecermos os porquês de Deus, mas reconhecer que Deus é Senhor em todo o tempo.

“Então respondeu Jó ao Senhor, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido . Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”  Jó 42:1-6

Depois das lições encontradas em Jó, sobre perguntas e respostas, fui verificar na Bíblia, em que momento da narrativa Bíblica aparece a primeira pergunta.  E descubro que o primeiro diálogo com interrogações acontece entre Eva e a serpente:

 “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” Gn 3:1

A primeira pergunta feita na Bíblia, teve a intenção de colocar dúvidas na mente humana,  quanto ao amor e bondade de Deus para conosco. Antes da aparição da serpente no Éden, o que vemos é Deus trabalhando e criando todas as coisas do universo para que pudessemos morar bem e felizes. Vem a serpente, e  com sucesso, destrói a fé de um relacionamento entre Deus e o homem, e faz isso através de uma interrogação.  Tem certas interrogações que matam a fé.

Não sei explicar ( mas desconfio) porque a serpente escolhe aparecer para Eva e não para Adão.  Mulheres são atraídas pelo que ouvem muito mais do que pelo que vêm. Homens vêm primeiro. Mas não é bem sobre diferenças entre homens e mulheres que estamos falando, é sobre: perguntas que movem o mundo!

E a próxima pergunta que aparece na Bíblia após pecarem Adão e Eva é: “ Onde estás”? (Gn 3:9). O casal estava escondido, cheio de medo e culpa. Dialogar com o mal provoca coisas terríveis, as consequências levam para caminhos distantes de Deus.  Adão não sabia onde estava: perdido, morto, desprovido da graça Divina. A vergonha surgiu, o medo,  mentira e ele percebeu que estava nú. Essa pergunta que Deus fez para Adão, continua ecoando por toda humanidade: “Onde estás?".

E ao perceber que não estava nada bem, Adão tenta se vestir com folhas  de figueiras (Gn 3:7). Temos então,  o homem tentando curar a si mesmo, prover sua existência, preencher o vazio provocado pelo pecado.

Desde então, nos fazemos perguntas porque bem e mal se entrelaçam em nosso entendimento e somente com perguntas e respostas poderemos discernir o sentido de tudo.

As folhas de figueira escolhidas pelo casal Eva e Adão como vestimenta são trocadas por Deus que os cobre com peles de cordeiro, apontando para “A Resposta”, a maior e mais importante Resposta dada a humanidade: “ Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu” Gn 3:21. Jesus, O Cordeiro de Deus estava providenciado para restituir o que se perdeu no jardim da criação Divina.

O diálogo entre Deus e o homem seria restabelecido pelo caminho da Cruz. A pergunta: “Onde estas?” Agora e para sempre tinha um modo de ser, revelando todo o sentido do viver: “ estou em Cristo Jesus!"  Essa resposta move o mundo, livra da perdição!

 
O x da questão de Nicodemos

“Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.”  João 3:4-6

É isso. Perguntas movem o mundo. Respostas movem o homem. Deus move perguntas e respostas. Nós, a exemplo de Jó, nada sabemos, a não ser o que nos é permitido saber. A exemplo de Adão e Eva, necessitamos do Cordeiro de Deus para preencher de uma vez por todas, a dor da culpa e da vergonha. Para nos reconciliar com o Pai.

Que perguntas e respostas movem o nosso mundo?

Em Cristo, A Resposta.

Fonte: A Tenda da Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...