quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ONU e Anistia Internacional exigem atitudes efetivas contra violência no Maranhão

[Imagem: 7prisao.jpg]



O ano findou, mas os reflexos de sua passagem continuam arraigados na memória dos parentes das vítimas resultantes da lamentável onda de ataques que alastrou-se no estado do Maranhão, evidenciando a triste realidade do sistema penitenciário brasileiro.

Rebeliões, mortes, decapitações, denúncias de estupros, superlotação, condições precárias. São termos que definem a situação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão. Só no ano passado foram 60 assassinatos dentro do presídio. Desde 2007, 173 presos foram mortos. Para a Human Rights Watch Brasil a situação é agravada pela recusa do poder público em encarar um problema crônico.

A Anistia Internacional classificou de “inaceitável” o fato de a situação se prolongar por tanto tempo “sem nenhuma atitude efetiva das autoridades responsáveis”, cobrando principalmente a implementação de medida cautelar decretada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA em 16 de dezembro, assegurando iniciativas urgentes para diminuir a superlotação vigente, garantir a segurança daqueles sob a custódia do estado e a investigação e responsabilização pelas mortes ocorridas dentro e fora do presídio.

A ONU, por meio do Alto Comissariado para os Direitos Humanos, lamentou ter que, “mais uma vez, expressar preocupação com o péssimo estado das prisões no Brasil e instar as autoridades a tomarem medidas imediatas para restaurar a ordem na Penitenciária de Pedrinhas”.

A ONU, pede ainda que autoridades brasileiras realizem uma investigação imediata, imparcial e efetiva sobre os acontecimentos, e coloquem urgentemente em operação o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura promulgado no ano passado.

É no mínimo paliativo, irresolvível por assim dizer, a introdução no Complexo Penitenciário da Tropa de Choque e a Força Nacional. 22 líderes de facções criminosas já foram transferidos para penitenciárias federais, mas para o secretário de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão Sebastião Uchoa, em casos semelhantes, os detentos voltam piores ao estado de origem.

O local tem capacidade para 1.700 pessoas, mas abriga 2.500.

Contudo, as inquietações são: Como se chega a tamanho imbróglio sem nenhuma intervenção? Como se explicar a complacência e subserviência dos responsáveis diretos pelo Complexo? É inaceitável que a situação tenha de ter alcançado tamanhas proporções, para que tais responsáveis resolvessem tirar as arestas dos olhos e intervir.

Após semanas de silêncio entediante a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, decidiu se reportar.


Ainda que esquivando-se, meio perdida no caos, coincidentemente no dia em que mais um vídeo foi divulgado com imagens de três presos decapitados, a ministra divulgou nota considerando toda a situação “com nítidas violações de direitos humanos da população carcerária e de seus familiares”.

A ministra convocou reunião para traçar um plano a fim de cessar imediatamente tais violações.

É fato que ao se falar em efetivação de políticas públicas para um país de proporções continentais, o percurso metodológico é árduo e gradativo.

Todavia, o que é inaceitável para as organizações internacionais e principalmente para a população é fazer desta uma massa de manobra, caracterizando o joguinho de faz-de-conta, remanejando para o próximo as competências e responsabilidade s da situação, numa tentativa sem êxito de camuflar a realidade.

João Batista Cirilo


Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/2014_01_09/ONU...nh-o-0689/
VIA: Fórum Anti Nova Ordem Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...