quinta-feira, 3 de abril de 2014

O Bíblico e o Anti-Bíblico no filme: Noé

noah-2014-poster-hd


Algumas pessoas de dentro de Hollywood afirmam que atualmente viveremos um ano bíblico nos cinemas, no entanto, nos últimos anos temos vivido uma época aonde ramificações cristãs tem surgido sem embasamento biblico, aonde muitos tem sido enganados por essas filosofias que não possuem quase nada do verdadeiro evangelho cristão.
 
Contudo, tem sido um tempo também de muitas pessoas acordarem para esses enganos espirituais, além de ficarem mais atentos a qualquer forma de distorcer o evangelho, como acontece no filme lançado esse ano, Noah (Noé).
 
Tínhamos ouvido falar de um monte de comentários, na sua maioria negativa, de líderes cristãos que foram capazes de ver o filme um pouco mais cedo.
 
O comentário de alguns de que seria "o filme bíblico menos bíblico de todos os tempos", também chamou nossa atenção. E segundo muitos outros cristãos que já tiveram a oportunidade de ver o filme fora do Brasil, provavelmente eles estão certos.
 
Este provavelmente é o filme bíblico menos bíblico já feito. Em cima disso, não é mesmo um bom filme. Em relação aos pontos de revisão específicos, a partir disso e dos comentários sobre o que acontece nesta obra cinematográfica, vamos listar o que é bíblico e o que não é bíblico no filme.
 
 
 
Aspectos Bíblicos no filme Noé:
 
 
Os seis "dias" da criação são mencionados (Gênesis 1).
 
Adão e Eva foram especialmente criados por Deus (Gênesis 2). Infelizmente, o filme apresenta o resto da vida em desenvolvimento através da evolução.
 
A queda foi por Adão e Eva comer a fruta proibida, com uma cobra de alguma forma envolvida (Gênesis 3).
 
A humanidade é apresentado como sendo extremamente mal (Gênesis 6:5). Apesar de, além do fato de que a humanidade estava comendo carne (algumas carnes eram proibidas) e destruindo o meio ambiente naquela época, o único outro mal que é especificamente sugerido no filme é em uma cena que aparentemente, retrata o estupro e o tráfico sexual .
 
O Dilúvio é global, matando toda a humanidade, menos Noé e sua família (Gênesis 6-8).
 
Dois de cada tipo de animal são guardados na arca (Gênesis 6:19). O filme deixa de mencionar que sete de cada espécie limpa (para o sacrifício) de animais é levado na arca (Gênesis 7:02).
 
Um corvo e uma pomba são liberados para ver se a terra seca tinha reaparecido (Gênesis 8:7-12).
 
Depois do dilúvio, Noé fica bêbado e nu e seus filhos cobri-lo. (Gênesis 9:20-23).
 
 
 
Aspectos Anti-Bíblicos no filme Noé:
 
 
Adão e Eva são ditos que tinham só três filhos. Gênesis 5:04 diz que Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas.
 
O pai de Noé, Lameque, é morto por Tubal-Caim quando Noé é uma criança. Na Bíblia, Lameque viveu 590 anos depois que Noé nasceu (Gênesis 5:30) .
 
A pele de cobra, aparentemente a partir da serpente no Jardim do Éden, é transmitida como um direito de nascença na linha de Seth. Um símbolo do mal (de Satanás) nunca teria sido uma relíquia de família na linha da humanidade que estava se esforçando para ser fiel a Deus.
 
Um grupo de anjos queria ajudar Adão e Eva depois da queda, e, portanto, desobedecendo a Deus, resultando em serem amaldiçoados. Esses anjos caídos no filme, aparentemente, redimiram-se ao defender a família de Noé e a arca, sendo autorizados a voltar ao céu. Na Bíblia, os anjos caídos se rebelando contra Deus não tiveram nada a ver com eles quererem ajudar a humanidade, e não há oportunidade de redenção nesse caso (Mateus 25:41 ; Judas 6).
 
Noé se diz ser a última pessoa na linha de Seth. Na Bíblia, cada descendente de Seth disse ter tido outros filhos e filhas, incluindo seu pai, Lameque (Gênesis 5:7, 10, 13, 16, 19, 22, 26, 30).
 
Parte da razão para o dilúvio no filme está a ser dita que a humanidade não cuidou do meio ambiente. A Bíblia não indica em parte alguma que o abuso da humanidade sobre a Terra teve alguma coisa a ver com o Dilúvio. Em vez disso, a Bíblia aponta para o mal, a violência e a corrupção da humanidade como motivos(Gênesis 06:05 , 11, 13).
 
Noé não tem certeza do que Deus quer que ele faça, até que Deus o revela em um sonho um tanto nebuloso. Na Bíblia, Deus dá a Noé instruções muito detalhadas sobre o que ele deveria fazer (Gênesis 6:14-22 ).
 
No filme, Noé não acha que Deus quer salvar a humanidade. Em vez disso, Noé vê a si mesmo e sua família apenas como o meio pelo qual Deus preserva os animais. Na Bíblia, Deus deseja explicitamente salvar Noé e sua família para que eles possam repovoar a terra depois do dilúvio (Gênesis 6:8; 7:01 ; 9:1).
 
Apenas seis membros da família de Noé estão sobre a arca: Noé, a esposa de Noé, os filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé, e a esposa de Sem. No relato bíblico, os três filhos de Noé já são casados ​​e suas esposas também estão sobre a arca (Gênesis 7:13), oito pessoas ao todo (1 Pedro 3:20).
 
Tubal-Caim é capaz de esgueirar-se para a arca. Na Bíblia, ninguém além de a família de Noé está na arca. Há lendas não bíblicas sobre alguém estar na arca, mas nas lendas, é O , rei de Basã, não Tubal- Caim.
 
Tubal-Caim, na tentativa de chegar a Cam e fazer parceria com ele, ensina a Cam que Deus deu a humanidade o domínio sobre a terra e tudo nela. Isto é inteiramente verdade (Gênesis 1:26-28). Mas a insinuação deste conceito no filme que está sendo promovida por Tubal-Caim é que é mau acreditar que Deus criou a humanidade para ter domínio sobre a terra.
 
Noé, convencido de que Deus não quer que a humanidade continue, quase mata as duas filhas bebês de Sem. No relato bíblico, Noé não está em conflito se Deus quer que a humanidade sobreviva e nunca teve o desejo de assassinar suas netas (Gênesis 6:08 ; 7:1).
 
Depois do dilúvio, Noé se sente como se tivesse falhado com Deus e, portanto, vive isolado de sua família até que a esposa de Sem o corrige. Mais uma vez, no relato bíblico, Noé sabia exatamente o que Deus queria que ele fizesse.
 
Depois do dilúvio no filme, Cam, aparentemente, nunca mais volta e morre sozinho. A Bíblia não diz nada sobre Cam saindo e alguns registros mostram Cam tendo inúmeros descendentes (Gênesis 10:6-20).
 
 
 
Conclusão
 
 
Provavelmente há mais aspectos mais anti-bíblicos. Mas, isso não vem ao caso. Eu simplesmente não entendo por que os diretores/produtores decidiram fazer tais mudanças drásticas do relato bíblico . Eu entendo a necessidade de tomar licença artística. Afinal de contas, sobre dilúvio bíblico só é composto por quatro capítulos. Claramente, algum conteúdo, cenas e diálogos terão de serem adicionados para fazerem um filme de duas horas ter conteúdo.
 
Mas, licença artística pode ser tomada sem contradizer diretamente o que a Bíblia diz. Por exemplo :
 
Noé poderia ser apresentado como se tivesse lutando para que a humanidade acordasse, em vez dele ser retratado como um assassino psicótico de bebês. A Bíblia não apresenta Noé tendo essa luta interna e partindo para as crianças, mas é concebível, provavelmente, que Noé e sua família teriam alguma turbulência emocional.
 
É perfeitamente possível criar grandes filmes bíblicos com graus adequados de licença artística. Infelizmente, o filme Noé deste ano não é desses. Na melhor das hipóteses, é uma releitura ficcional vagamente baseada no relato bíblico de Noé .
 
Os cristãos devem ver o filme Noé? Vou deixar isso para suas próprias convicções. Para os cristãos com uma sólida compreensão do relato do dilúvio bíblico, o filme pode ser um poderoso lembrete da ira de Deus contra o pecado e da misericórdia de Deus em nos salvar. Mas, para aqueles sem uma compreensão clara do que a Bíblia realmente diz, o filme é uma distração da verdade.
 
Fonte: Blogos 

Um comentário:

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...