quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Francisco, o novo “herói” da esquerda?

Francisco poderá substituir Obama como a figura
atrativa de todo o espetro liberal e de esquerda.
Ele é agora a mais nítida voz mundial pela mudança”
(jornal inglês 'The Guardian')
 
O jornal britânico The Guardian, uma das principais publicações da esquerda liberal britânica, considera, em um artigo publicado nas últimas horas, que o papa da Igreja católica poderá substituir Barack Obama como rosto da esquerda e dos liberais em nível mundial.

A reportagem está publicada no sítio da BBC Mundo, 17-11-2013. A tradução é de André Langer.

Em uma coluna intitulada “Por que até os ateus deveriam rezar pelo Papa Francisco”, o The Guardian indica que – enquanto o cartaz com o rosto de Obama, prometendo esperança e mudança, está se apagando – “o novo e óbvio herói da esquerda é o Papa”.

Em seu artigo, o jornalista Jonathan Freedland destaca desde os gestos de humildade do pontífice católico até suas mensagens de reforma das prioridades da Igreja, menos centrada em questões polêmicas como o aborto ou a homossexualidade e mais focalizada em ajudar os pobres.

Freedland ressalta a popularidade de Francisco com alguns dados: “É o homem que mais buscas na internet teve em 2013. Muito mais que o Obamacare ou o escândalo de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos. E não apenas isso. Na Itália, o nome mais popular para batizar as crianças é Francesco”.

Para o autor, uma das coisas que mais chama a atenção nas
palavras do novo Papa é que não são simples retórica, mas que encontram apoio em suas ações.

“Pode ser acusado pelo fato de que suas ações sejam meramente publicitárias. Mas sua mensagem é muito mais profunda, de uma igualdade quase elementar. Ele está empenhado em retirar as aparências de riqueza que cobrem os prédios do Vaticano para fazer a Igreja retornar ao seu propósito fundamental que ele mesmo define como ‘uma Igreja pobre para os pobres’”.

E acrescenta, “para ele, não é a instituição que conta, mas a missão”.

No entanto, o jornalista também analisa os desafios que Francisco tem em relação a um setor conservador da cúria que o cerca no Vaticano e à política de converter uma Igreja que julga em
uma Igreja que perdoa. E que esse exemplo poderia ser replicado no mundo.

Poderá não ter um exército, nem batalhões nem regimentos, mas tem um púlpito, e neste momento o está usando para ser a voz mais clara e contundente do mundo contra o status quo”, termina o artigo.

Outros assuntos que Freedland destaca é o
questionário que recentemente o Papa Francisco enviou aos bispos do mundo sobre questões como o divórcio, o uso de anticoncepcionais e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Segundo o correspondente da BBC em Roma, David Willey, o Papa Francisco está sob a pressão de muitos países católicos que querem que a Igreja assuma uma visão renovada sobre a proibição do uso de anticoncepcionais e sua negativa em permitir que os divorciados voltem a casar-se e a comungar.

Mas aparentemente há uma divisão neste aspecto entre o Papa, conhecido por suas ideias mais progressistas, e alguns de seus principais conselheiros.

A pesquisa faz parte dos preparativos para o
Sínodo Extraordinário dos Bispos que se realizará em outubro do próximo ano e cujo tema principal será a família.

“Hoje perfilam-se problemáticas até há poucos anos inéditas, desde a difusão dos casais de fato, que não acedem ao matrimônio e às vezes excluem esta própria ideia, até às uniões entre pessoas do mesmo sexo”, diz o questionário.

 
Fonte: Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários de leitores mesmo que sejam de anônimos são bem vindos; mas note que somos cristãos e não permitiremos:

◾ Palavrões, xingamentos, deboche ou ofensas pessoais.
◾ Comentários com o uso excessivo de Caps Lock.
◾ Apologia a algum tipo de ocultismo ou de deboche aos Cristãos.
◾ Que contiverem Links de blogs, sites ou vídeos.
◾ Ataques aos respectivos autores (a) do blog.
◾ E/Ou que contiverem SPAM.

Nosso blog é sobre Profecias, Jesus Cristo, Conspiração e Illuminatis. E não um fã de algum assunto, post ou artigo referente ao que é postado no site. Pedimos apenas que tenha respeito e assim seu comentário será aprovado. No entanto, seu comentário pode levar algumas horas para aparecer se os autores (a) não estiverem online no momento de sua postagem.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este Site, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da"argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

DIREITOS AUTORAIS

Todas as imagens, vídeos e coisas do gênero que aparecem no site são reproduções de outros sites e midiaglobalista.blogspot.com.br/ não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que seja propriamente original e criado por nós sem o envolvimento de conteúdo de outros. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no midiaglobalista.blogspot.com.br/ favor entre em contato pelo e-mail: midiaglobalista@gmail.com e ela será prontamente removida.

ART.220

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição. Constituição Federal do Brasil (1988)

No Ar

Blog inaugurado dia (27/07/2013)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...